Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

sábado, 5 de fevereiro de 2011

ERRATA

Rapaziada, preciso acrescentar e corrigir algumas informações sobre postagens deste Blog... vou começar pelas mais antigas. Seguinte!

---------------------------------------------------------------------------

Essa música, interpretada pelo Trio Mocotó com o Fritz Escovão solando na cuica, é na verdade uma versão da música Raindrops Keep Falling on my Head, de Burt Bacharach e Hal David. Esse é o título original, que traduzido fica Gotas de chuva continuam caindo em minha cabeça. O arranjador dessa versão do Trio Mocotó é o Rogério Duprat.
---------------------------------------------------------------------------
Postagem: A pele, de 14/12/10.

Fiquei sabendo outro dia desses que os curtumes da região Sudeste, que abastecem as lojas e fornecem as peles  para as baterias das escolas de samba do Rio e de São Paulo, na realidade compram o couro de outros curtumes da Bahia e de outros estados do Nordeste. As peles vêem semi-prontas e o trabalho que eles fazem é passar produtos químicos, fazendo com que o couro fique adequado para as nossas cuicas, por exemplo. E esse processo químico interfere na qualidade da pele. As melhores, obviamente são aquelas que sofrem um processo bem feito, além de um bom corte etc.
---------------------------------------------------------------------------
Postagem: Música 4 - A cuica no "Samba de uma nota só", de 19/12/10.

O cuiqueiro que fez essa gravação é o Sr. Quirino Lopes, que na época liderava a ala das cuicas na Mocidade Independente de Padre Miguel e que hoje integra a Velha Guarda de sua querida escola.
---------------------------------------------------------------------------
Postagem: Cuiqueiros 1 - Boca de Ouro, de 13/01/11.

Bom, agora preciso pedir desculpas e confessar que cometi um erro nessa postagem. O Boca de Ouro realmente gravou cuica no disco Batucada Fantástica – Os Ritmistas Brasileiros, mas parece que não foi só ele e justamente a faixa intitulada Cuica - aquela que eu coloquei na postagem - deve ter sido gravada por outro cuiqueiro, mas não pelo "Rei da Cuica". Quem me alertou sobre isso foi a mesma pessoa que me deu muitas informações sobre o Boca, alguém que deve ser ouvido com atenção sobre assuntos como este, o Sr. Osvaldinho da Cuica. Ele viu a postagem, ouviu a música e disse de bate-pronto: "mas esse não é o Boca! Ele não tocava assim... Deve ser o Marçal, talvez...". A partir daí comecei a procurar outras gravações do Boca para ouvir e comparar com aquela. Achei algumas e a cada uma que eu ouvia, me convencia ainda mais de que o Sr. Osvaldinho tinha razão. E acho que ele está certo também quando disse que deve ser o mestre Marçal naquela gravação. Estou anexando aqui embaixo uma música do mesmo disco Batucada Fantástica, mas dessa vez com o Boca de Ouro na cuica e um vídeo (muito bom!) com um trecho do filme Quem roubou meu samba?, onde o Boca aparece interagindo na cena. Acho que assim consigo me redimir com vocês desse meu engano. É isso minha gente, faz parte!


Samba Quente (Batucada Fantástica - Os Ritmistas Brasileiros)




Ps.: Vídeo indicado pela amiga Nati. Valeu pela dica!

4 comentários:

  1. Sensacional o blog, parabéns Paulinho!
    Grande abraço, Victor

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela referência do vídeo!
    Estaremos sempre trabalhando para um blog cada vez melhor, parabéns Paulinho.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. certa vez tive um período de pesquisas e estudos na secretaria de energia do estado RJ.Lá tinha um cara que avaliava os trabalhos dos formandos de várias áreas do governo, ele se chamava CIQUEIRA!. Quando tudo era muito bem detalhado com informes e fotos, o homem dizia com um ar de alívio MÀA RA VI LHA!!!
    bem assim pausado e bem alto!

    E diante de tudo isso que o Bicolor posta aqui, me replicam as falas do Ciqueira!

    MÀA RA VI LHO SO !!!!!!

    seu trabalho é fabuloso uma alegria e sempre prazeroso vir ao blog!
    SALVE O SAMBA E VIDA LONGA AOS CUIQUEIROS!!!!

    ResponderExcluir