Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

terça-feira, 22 de março de 2011

Cuica X Opossum

(Gambá atravessando)
Não sei se vocês já repararam, mas passei a escrever a palavra cuica sem o acento agudo no i. O motivo disso não é o novo acordo ortográfico da língua portuguesa. É que pelo menos 10% dos acessos a este Blog são de pessoas de fora do Brasil e por isso instalei um recurso do Google que permite traduzir os textos para diversas línguas. O problema é que na tradução a palavra cuica (com o acento agudo) fica "gambá". Daí, quando alguém traduzir para o inglês, por exemplo, cuica fica "opossum"... em espanhol "zarigüeya", holandês "buidelrat", em indonésio "semacam tupai" e por aí vai. Ou seja, é como se nós brasileiros fôssemos ler alguma postagem deste Blog e no lugar da palavra cuica aparecesse gambá. Para se ter uma ideia melhor, aquela postagem da música Cuicas Loucas, em outras línguas ficaria "Gambás Malucos"... aí não dá, né pessoal? Pois então... fui obrigado a modificar todas as vezes que escrevi cuica da forma correta e passar a escrever assim - CUICA - sem o acento agudo. Mas essa confusão que o Google faz tem um certo fundamento.

Naquela postagem A origem do termo "cuica" eu já havia falado sobre a ligação do nosso querido instrumento musical ao mamífero que possui este mesmo nome. Parece que ele emite um som semelhante à nota aguda da cuica (instrumento). O animal cuíca é uma espécie de gambá que existe a mais de 65 milhões de anos! Então, eu acho que nem adianta a gente querer brigar pela titularidade desse nome e a única maneira de evitar esse mal entendido é continuar escrevendo cuica sem o acento mesmo. Tentei encontrar algum vídeo que mostrasse o som que esse animal faz e ver se é realmente parecido com o som da cuica, mas o máximo que encontrei foi esse aqui em baixo... não era bem o que eu procurava, mas tá valendo. É divertido!

2 comentários:

  1. Cuíca e gambá não são os mesmos animais aqui no Brasil. São espécies diferentes de marsupiais e várias espécies são chamadas de cuíca e existem também mais de uma espécie de gambá. Os gambás e as cúicas diferem, principalmente no tamanho, gambás são maiores e são facilmente difereciados pela própria morfologia, só pequise no google algumas espécies brasileiras: Didelphis albiventris é um gambá e Marmosa paraguayana uma cuíca, por exemplo. O animal que você posta ai nas fotos não ocorre no Brasil também, é o Didelphis virginiana, é norte americano e posso entender pq postou, é mto mais atraente que os gambás daqui. Enfim,só quis aproveitar para colocar alguma informação sobre isso aos que lêem seu post, não é uma crítica, só acredito que seja meu papel como acadêmica de Biologia! Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Que bacana Jamile, fantástico seu comentário!! Valeu demais pelas informações!

    ResponderExcluir