Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

É isso aí, Gente Boa!

Terça feira passada, pela primeira vez, saiu uma nota em mídia impressa sobre o blog CUIQUEIROS. Foi no jornal O Globo, na coluna Gente Boa do segundo caderno. A notinha diz o seguinte: "Paulinho Bicolor estreou o cuiqueiros.blogspot.com"

É isso aí gente boa, muito obrigado!


6 comentários:

  1. Olá, tudo bem. Adoro cuíca mas nao entendo nada. Estou a fim de comprar uma que vi no mercado livre e se nao for abuso gostaria de mostrar este link para você me dizer se é um instrumento bom para quem tá começando. Agradeço desde já.
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-218410915-cuica-torelli-6-pele-animal-corpo-aluminio-vareta-bambu-capa-_JM
    Jorge Macedo

    ResponderExcluir
  2. Fala aí Jorge!

    Meu camarada, dei uma olhada na cuíca q vc falou e te aconselho a não fazer a compra. A medida daquela cuíca é de seis polegadas, é muito pequena e não é boa para iniciantes. Sugiro q compre uma cuíca de nove polegadas e meia. Se vc mora no Rio ou em São Paulo, encontra fácil pra comprar em lojas de instrumentos musicais. Mas se vc mora em outra cidade, procura no google o site da ARTCELSIOR e entra em contato com eles pq sei q dá pra comprar por depósito bancário e eles enviam a cuíca pelo correio. Mas o ideal mesmo para a compra de qualquer instrumento musical, não apenas a cuíca, é q vc possa experimentar o instrumento pra avaliar se é msm o q vc procura. E se vc não tem experiência suficiente pra fazer essa avaliação, é bom q vá com alguém q conheça do assunto pra te dizer se é um bom instrumento ou não.

    Boa sorte aí amigo! Qq coisa, é só falar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Fala Paulinho,

    Vi seu vídeo com Mestre Carlinhos e nele você diz que é de Brasília, fato que me deixou muito feliz pois também nasci e fui criado aqui, com algumas muitas passagens pelo Rio de Janeiro. Mas enfim, como eu faço pra descobrir polegada da minha cuíca? Fato é que eu ganhei de um amigo pra aprender mas ele não sabe me dizer a polegada, e como ta sem pele ta dificultando um pouco a compra, sem contar que em brasília é muito dificil achar. Penso eu que a cuica é de 7" pois eu coloquei uma de 6" e uma de 8", uma faltou e outra sobrou respectivamente. Se tiver um contato que empaixe te agradeço.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito do blog,e tambem da cuica, tenho uma de 10 polegadas só troquei á pele coloquei uma mais fina e o gambito eu fiz com um broto do bambu e o som ficou bem melhor

    ResponderExcluir
  5. Fala Pedro! Valeu pela moral meu chapa!!

    Sobre a medida da sua cuíca, me parece um caso meio complicado de vc resolver aí em Brasília. O que vc precisa é encontrar alguém que fabrique um arquilho na medida da boca da sua cuíca. Arquilho é um arco de madeira ou alumínio usado para empaixar a pele.

    Conheço um cuiqueiro aí que dá aulas de cuíca e talvez possa te ajudar de alguma maneira. O nome dele é Roberto Bolacha.

    e-mail: robertobolacha@gmail.com
    Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002473210635

    Boa sorte meu brother! Abração!

    ResponderExcluir
  6. Valeu Paulinho, arrumei aqui com um camarada chamado Daniel ali na W3 sul mesmo! E só pra conhecimento a cuica é de 7 polegadas mesmo. Parabéns pelo blog e pelas dicas, tem me ajudado muito na labuta de aprender música de qualidade. Abraço

    ResponderExcluir