Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

terça-feira, 31 de julho de 2012

Oficina do Monobloco

Monobloco - Nipe de cuicas

Imagino que muitos de vocês já conheçam ou tenham ouvido falar de um bloco carnavalesco aqui do Rio de Janeiro chamado Monobloco. Mas talvez o que muitos não saibam, assim como eu também não sabia, é que além do desfile no carnaval e dos bailes pré-carnavalescos, o Monobloco desenvolve uma oficina de percussão para formar novos batuqueiros e aperfeiçoar aqueles que todos os anos formam na bateria do bloco. Neste último carnaval, graças ao convite do grande Ernani Cal - diretor do nipe de cuicas - pude participar da oficina e ver o quanto é bacana o trabalho que eles realizam lá. O repertório do Monobloco permite que a bateria desenvolva uma variação de ritmos bastante diversificada, e falando especificamente sobre as cuicas, o trabalho fica ainda mais interessante. Lá eles fazem conduções marcadas, com todas as cuicas executando as mesmas frases, o que dá um efeito maravilhoso! Geralmente o que vemos nas escolas de samba e nos blocos é cada cuiqueiro tocando à sua própria maneira (o que também não deixa de ser bonito), mas ouvir um nipe inteiro de cuicas tocando a mesma coisa, é sensacional! E ainda mais porque no Monobloco, justamente pelo repertório ser bem variado em gêneros musicais, torna-se possível uma criação maior de frases, conduções e coordenação de movimentos que exigem dos cuiqueiros bastante treino e atenção. Infelizmente, por morarem em outras cidades, nem todos que leem esta  postagem poderão participar da oficina que acontece na Sala Baden Powell, de maio a janeiro, todas as terças-feiras, das 18h às 20h para turma de iniciantes e das 20h às 22h para turma avançada, pelo investimento de R$170,00 mensais e R$30,00 de matrícula. Mas em compensação, vocês que estão distantes poderão visitar o site da oficina e conferir vários vídeo-aulas com um pouco do que é dado durante a oficina. Como por exemplo este aqui embaixo, onde aparecem o mestre Celso Alvim no chocalho e  o  Ernani Cal na cuica. Taí a dica pessoal: oficina do Monobloco. Nos vemos lá!

.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

A cuica no rock and roll

Hoje é o dia mundial do rock, uma ótima oportunidade para falarmos sobre a aplicação da cuica nesse gênero musical. Acreditem ou não, mas é verdade: até no rock and roll a cuica foi parar! Reconheço que é difícil imaginar uma coisa dessas, mas vejam esses exemplos:

Há pouco tempo, tive uma conversa por telefone com nosso mestre Osvaldinho da Cuica em que ele disse ter gravado cuica em um disco com a participação de Bill Haley, artista de enorme importância para o início do rock, podendo ser comparado a Elvis Presley. Ainda não consegui o áudio dessa gravação, mas algum dia estará aqui no blog para o nosso deleite. Já é muito bacana saber que o Osvaldinho registrou sua habilidade cuiquística ao lado de um dos principais nomes de toda a história do rock and roll.

Outro exemplo bem mais recente e acessível vem da banda Red Hot Chili Peppers, mais precisamente do disco One hot minute, sexto álbum da banda. A cuica é empregada na oitava faixa, Walkabout, sendo escutada a partir dos 1min42seg, aparecendo de vez em quando até o final. E o responsável por essa gravação foi o percussionista americano Lenny Castro
  

Essa próxima música não é exatamente um rock, mas é de um gênero musical bem próximo, a música pop, representado aqui por ninguém menos do que seu maior ícone, Michael Jackson. O percussionista brasileiro Paulinho da Costa, já citado na postagem "A cuica no jazz", gravou cuica na música Wanna Be Startin 'Somethin', primeira faixa de um disco extremamente importante na carreira do Michael, Thriller. O trecho em que a cuica aparece é bem curto, de apenas 7 segundos entre 2min23seg. e 2min30seg. De qualquer forma, esse registro também demonstra a versatilidade da cuica, um instrumento tradicionalmente utilizado no samba, mas que na verdade cabe em todo tipo de música. 
  


Em outra postagem também antiga aqui do blog, publiquei um vídeo onde o músico Jam da Silva fala um pouco sobre a proposta de usar a cuica plugada à uma pedaleira de guitarra, alterando o som do instrumento através de efeitos e distorções. De certa forma, isso também pode ser visto como uma aproximação entre a cuica e o rock, ou vice versa, e até mesmo com a música eletrônica, que, assim como a música pop, também guarda alguma relação de parentesco com o bom e velho rock and roll.



Para finalizar com chave de ouro, essa magnífica interpretação da música Hotel California, um clássico da banda Eagles, certamente um dos maiores sucessos de toda a história do rock. Não conheço esse cuiqueiro, mas ele está de parabéns! Ele acerta a mão do meio do vídeo em diante e facilita a identificação da melodia, nos fazendo perceber que, definitivamente, não há fronteiras entre o rock e a cuica.

.