Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O pano (gorgorão)

Temos discutido aqui no blog questões à respeito dos principais elementos integrantes da cuica. As postagens sobre o gambito e sobre a pele são as duas mais acessadas e acredito que não será diferente desta vez, já que falaremos sobre mais um item fundamental para extrair os sons de uma cuica: o panoAssim como cada cuiqueiro costuma ter suas preferências em relação à pele e ao gambito, com o  pano funciona da mesma maneira. Já vi cuiqueiros tocando com pano de chão, flanela, pedaço de calça jeans, lenço de bolso, um tipo de toalha usada em pia de cozinha, guardanapo de linho, mas o preferido de nove em cada dez cuiqueiros é a fita de gorgorão.


A história mais interessante que já escutei sobre como os cuiqueiros passaram a utilizar o gorgorão para tocar cuica me foi contada por J. Muniz Jr., jornalista, pesquisador e cuiqueiro que figura dentre os mais importantes personagens do samba no estado de São Paulo e, consequentemente, no Brasil. Segundo ele, em algum momento do passado, que não se pode dizer exatamente quando, um malandro daqueles da antiga teria retirado a fita de pano envolta de seu chapéu e utilizado pela primeira vez o gorgorão para tocar cuica


E assim, cuica e gorgorão nunca mais deixaram um ao outro. A moda se espalhou entre os cuiqueiros e até hoje se mantém. Mas, como tudo na vida em algum momento passa por dificuldades, também esta história entrou em crise. A famosa fita de gorgorão número 12 podia ser facilmente comprada em comércios especializados na venda de tecidos e acabamentos para costura, até que a única fábrica responsável por sua produção, na falta de demanda, resolveu parar de produzi-la. O mundo da cuica entrou em desespero. O câmbio cuiquístico disparou uma terrível inflação e o gorgorão passou a valer mais do que dinheiro. Alguns foram mais espertos, notando a escassez do produto, e compraram os últimos estoques nas casas de armarinho para revender a outros cuiqueiros. Outros garantiram seus estoques para consumo próprio, sofrendo constantemente o assédio daqueles que não puderam fazer o mesmo. O gorgorão passou então a ser motivo de conflito, inveja, conversas ao pé do ouvido, negociações que mais pareciam tratar de algo proibido. E assim, o submundo da cuica ganhou um de seus principais vilões, atormentando a vida de todo cuiqueiro: a polêmica fita de gorgorão número 12. Na falta dela, muitos cuiqueiros passaram a usar a fita número 9, mas que não proporcionava a mesma "pegada" na hora de tocar, por ser mais estreita que a 12. 
Continua...

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Prêmio Top Blog Brasil



Cuiqueiros e cuiqueiras do Brasil e do mundo, nosso blog está concorrendo ao Prêmio Top Blog Brasil 2012. Peço o voto de todos vocês, que poderá ser feito de três maneiras: por e-mail, pelo Facebook e pelo Twitter. Mas atenção, uma dessas formas de votação não necessariamente exclui a outra. Ou seja, cada pessoa poderá votar até três vezes. Basta clicar nessa imagem aqui à direita e seguir as indicações. Conto com o voto de vocês!    
SOBRE O PRÊMIO: O Prêmio Top Blog Brasil é um sistema interativo de incentivo cultural destinado a reconhecer e premiar, mediante votação popular (júri popular) e acadêmica (júri acadêmico), os blogs brasileiros mais populares que possuam a maior parte de seu conteúdo focado para o público brasileiro, com melhor apresentação técnica específica a cada grupo (Pessoal e Profissional) e suas respectivas categorias. Saiba mais sobre o prêmio em http://www.topblog.com.br/2012/.
.