Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Música 11 - Piedade

Na última postagem aqui do blog, sobre o Projeto de Lei que visa reconhecer oficialmente o dia 21 de abril como o "Dia da cuica" no município do Rio de Janeiro, temos a prova de um gesto cujo objetivo é valorizar publicamente a cuica e seus instrumentistas. De fato, um instrumento tão representativo da música brasileira, como é a cuica, merece todas as honrarias e não pode permanecer marginalizado. Mas infelizmente, até mesmo dentro de seu ambiente natural, as escolas de samba, há quem discrimine sua presença, como fazem alguns mestres de bateria, o que é uma pena. E para piorar ainda mais, raramente vemos em algum disco de samba mais recente uma música onde a cuica possa ser ouvida com nitidez, e em muitos casos, nem cuica tem. Parece que antigamente não era bem assim. A cuica era privilegiada nas mixagens dos discos e ganhava o primeiro plano no nível de audição. Podemos verificar isso neste belíssimo registro da música Piedade, interpretada em 1966 por nossa Rainha Quelé, Clementina de Jesus. Acredito que o cuiqueiro dessa gravação seja o Mestre Marçal, e em praticamente todas as músicas do disco temos uma verdadeira aula de cuica, sem piedade alguma.


.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Projeto de Lei nº197/2013

Eis que me deparo hoje com esta excelente notícia publicada na página do Projeto Cuica, dizendo que o "Dia da Cuica" está em vias de se tornar oficial na cidade do Rio de Janeiro. Parabéns aos envolvidos nesta iniciativa, mas, antes de tudo, obrigado por se dedicarem a dar à cuica, e aos seus instrumentistas, o reconhecimento que tanto merecem. A cuica é um instrumento tradicional das escolas de samba e, por assim dizer, um instrumento musical tipicamente carioca. Mas sua representatividade vai muito além do Rio de Janeiro, sendo, talvez, o instrumento musical que melhor expressa o sentido de "brasilidade" em toda a nossa rica música popular. A oficialização dessa data em nível municipal é motivo de muita comemoração, sem dúvida, mas a cuica merece ter o seu dia como uma data oficial em esfera nacional. Espero ansiosamente que o prefeito Eduardo Paes tenha a sensibilidade de aprovar este Projeto de Lei e que possamos confraternizar em muitos outros encontros no dia 21 de abril, cada vez mais orgulhosos da nossa querida chorona. E viva a cuica!!!

Segue a notícia a que me referi acima:

Atenção, cuiqueiros: foi aprovado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, e publicado no DCM de 14/05/2013, o Projeto de Lei nº197/2013, de autoria da Vereadora Laura Carneiro, que cria o "Dia da Cuica", em atenção ao pedido de João da Cuica , criador e realizador dos Encontros de Cuiqueiros (RJ), que este ano teve a sua 9ª Edição. Este PL altera a Lei nº 5.146, de 07 de Janeiro de 2010, que trata de EVENTOS, DATAS COMEMORATIVAS E FERIADOS da Cidade do Rio de Janeiro e institui o Calendário Oficial de eventos e datas. Obs.: Para virar Lei, efetivamente, o PL, aguarda a aprovação do Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

PROJETO DE LEI Nº 197/2013 
EMENTA:
ALTERA A LEI N.º 5.146, DE 7 DE JANEIRO DE 2010, PARA INCLUIR O “DIA DA CUICA” NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS E DATAS COMEMORATIVAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.
Autor(es): VEREADORA LAURA CARNEIRO


A CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
D E C R E T A :
Art. 1º Fica alterada a Lei nº 5.146, de 7 de janeiro de 2010, para incluir no § 4º do art. 6º, a seguinte data comemorativa:
"O dia vinte e um de abril de cada ano como o Dia da Cuica."
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.


Plenário Teotônio Villela, 25 de abril de 2013.

LAURA CARNEIRO 
Vereadora

JUSTIFICATIVA
O dia 21 de abril de 2005 marcou a realização do 1º Encontro de Cuiqueiros - RJ, na quadra da G.R.E.S. União de Jacarepaguá, reunindo ritmistas de várias escolas, amantes da cuica, num ambiente de harmonia, confraternização e alegria, sem fins lucrativos e com entrada franca, por iniciativa de João da Cuica da GRES Portela, aliado a um seleto grupo de amigos igualmente cuiqueiros tais como: Hildebrando (Portela), Hélio Naval (Império Serrano), João Grande, Xanduca e Carlinhos (Mangueira), Reginaldo (Império Serrano), Hélio e Niquinho (Imperatriz Leopoldinense), Luiz (Caprichosos de Pilares), Sena (Arranco) etc. A escolha da data foi feita por aclamação, seja pela importância de Tiradentes para os ideais libertários em nosso país, seja pela facilidade proporcionada pelo feriado para o deslocamento dos músicos de vários pontos do país, seja pelos enredos que inspirou, a exemplo do antológico samba enredo “Exaltação a Tiradentes”, da GRES Império Serrano, em 1949, de autoria de Mano Décio, Estanislau Silva e Penteado.

Desde então, é o maior encontro de cuiqueiros do mundo, reunindo ritmistas deste instrumento tão peculiar, vindos de outros Estados para esta confraternização entre mestres do instrumento que eternizou ritmistas como Boca de Ouro, Mestre Marçal, Ministrinho, Ovídio Brito, e Carlinhos da Cuica. Esta iniciativa repercutiu internacionalmente, tanto que no dia 8 de agosto de 2008 foi criada “Confederação de Cuiqueiros do Japão”, pela iniciativa da cuiqueira Kazumi Shimizu. Além disso, tem sido compartilhados vídeos e fotos de cuiqueiros na Alemanha, Suiça, Portugal, Espanha, Bélgica, Cuba, Argentina, Uruguai e Chile. O que demonstra a pujança e a importância deste instrumento.

Nas comemorações do “Dia Nacional do Samba” do ano passado, o “Trem do Samba” partiu como é de costume no dia 2 de dezembro, saiu da Central rumo à estação de Osvaldo Cruz repleta de sambistas, porém com um toque diferente: trazia um vagão exclusivo de cuiqueiros naquela sua 17ª edição. O Nono Encontro de Cuiqueiros – RJ foi realizado no dia 21 de abril de 2013, reunindo ritmistas de todo país com enorme sucesso, consagrando definitivamente o dia 21 de abril como o Dia da Cuica em nossa cidade, contribuindo dessa maneira para a valorização desse instrumento, estimulando a formação de novos cuiqueiros e impedindo com isso o fim dessa formidável tradição por falta de incentivos.

Pelas razões expostas, peço o apoio dos meus pares para a aprovação dessa matéria.
.