Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

sábado, 7 de dezembro de 2013

Desembarque obrigatório

Para fechas as postagens de 2013 com chave de ouro, após mais doze meses de trabalho e pesquisa dedicados à cuica, como prova de que nosso amado instrumento musical merece um papel de destaque, enalteço a equipe de redação do caderno Rio Show - jornal O Globo - pela excelente escolha da imagem impressa na capa de sua última edição, publicada ontem, trazendo uma matéria especial sobre o Trem do Samba. Oswaldo Cruz vai tremer com o Bloco das Cuicas! Até!!!

Capa Rio Show - 06 de dezembro de 2013
.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Trem do Samba 2013 - Bloco das cuicas

Segundo as orientações do amigo Luizinho, grande batalhador para a permanência do Bloco das Cuicas no Trem do Samba, nossa participação no evento será dia 7 de dezembro (próximo sábado), partindo da estação Central do Brasil rumo a Oswaldo Cruz pontualmente às 19hs e 14min, no 1º vagão do 4º trem. Chegando em Oswaldo Cruz, partiremos da estação - tocando sob os comandos do Mestre Odilon - até a Rua Adelaide Badajós, concentrando em frente ao Bar do Pedrinho, nosso ponto de confraternização. 


As camisetas serão distribuídas entre 15hs e 16:30min no prédio "balança mas não cai" e poderão ser retiradas pelos cuiqueiros previamente inscritos, que se encontram com os nomes listados neste documento. Faremos a nossa concentração neste mesmo local, onde também serão esclarecidos maiores detalhes sobre a organização do bloco em relação ao evento. E viva a cuica, viva o samba, e viva todos os cuiqueiros do Rio, do Brasil e do mundo inteiro!
.