Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

domingo, 31 de agosto de 2014

4º CUICARIOCA

É com grande alegria que transcrevo aqui o texto de divulgação do próximo CUICARIOCA. E aproveito para agradecer publicamente ao amigo Eduardo Menezes pela oportunidade de poder compartilhar o pouco que conheço sobre esse instrumento que nós amamos tanto. Até lá!

Amigos da cuica, 
mestre Jovenito, o Jovem da Cuica, e equipe informam a realização de mais um encontro CUICARIOCA no domingo 7 de setembro de 2014, a partir das 13h. O esquema é o de sempre. Quem puder, por favor, leve aquele pedaço (500Kg) de carne, frango ou linguiça para o nosso churrasco. As bebidas (cerveja de 600ml e litrão / refrigerante) serão vendidas no bar do G.R.E.S Mocidade Unida do Santa Marta. Dessa vez haverá um bate-papo aberto e o cuiqueiro que desejar poderá contar casos memoráveis que viveu com o instrumento, lembrar dos grandes desfiles, dos amigos que partiram, falar sobre eventos etc. Temos que manter viva a nossa trajetória! Paulinho Bicolor, do blog CUIQUEIROS, fará uma breve explanação sobre questões históricas do instrumento. E o mestre Caliquinho, do G.R.E.S. São Clemente e do bloco Espanta Neném, marcará presença com a bateria Spantosa. Não fique fora dessa!

PROGRAMAÇÃO:

13h - Abertura do evento com muito samba rolando, churrasco, bebida vendida no bar e aquela descontração entre os amigos da cuica;

15h - Palestra de Paulinho Bicolor sobre a história da cuica e seu desenvolvimento sonoro; em seguida, microfone aberto para os cuiqueiros contarem seus casos com o instrumento;

16h30min - Apresentação da bateria do bloco Spanta Neném (com a participação dos cuiqueiros - TRAGA A SUA CUICA);

18h - Agradecimentos e encerramento; na sequência, roda de samba com o grupo Força do Pagode.

ENTRADA GRATUITA
Rua Jupira, 72, Botafogo - Rio de Janeiro/RJ (Morro Santa Marta)

OBS.: o acesso à belíssima quadra da escola deve ser feito pela rua São Clemente. Aqueles que forem de carro deverão estacionar nas imediações e caminhar pela curta ladeira que leva à quadra.

A camiseta do evento estará à venda por R$15,00.


APOIO:
.
.

domingo, 17 de agosto de 2014

Música 15 - Dois sem vergonha

Essa música faz parte do disco Confusão Urbana, Suburbana e Rural, que vimos ser destaque também na postagem anterior. O título, Dois sem vergonha, provavelmente é uma referência ao interessante diálogo musical feito entre dois dos maiores cuiqueiros que se tem registro: Zeca da Cuica e o saudoso Mestre Marçal. É possível identificar, pelo estilo do toque e a tessitura do instrumento, que a cuica mais aguda e contínua é do Zeca e a mais grave e floreada seria a do Marçal. Ambas executadas com perfeição, o que não poderia ser diferente. Uma verdadeira aula!

.