Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

quarta-feira, 25 de março de 2015

Entrevista com Wilson das Neves sobre Mestre Marçal [por Valéria del Cueto]

Nosso homenageado na última postagem, Wilson das Neves, foi entrevistado em janeiro de 2006 pela jornalista Valéria del Cueto e contou coisas muito interessantes sobre o seu grande amigo Mestre Marçal. Trata-se de um importantíssimo registro onde podemos conhecer um pouco mais sobre esse músico extraordinário que, sem dúvida nenhuma, é e sempre será um dos maiores cuiqueiros de todos os tempos. A entrevista aborda a atuação de Marçal como instrumentista, mestre de bateria e cantor, e também traz detalhes sobre o seu fascinante jeito de ser. Destaco a seguir o trecho sobre a forma como Marçal se relacionava com sua cuíca, tratada por ele como uma Stradivarius (em alusão à famosa marca de violinos):

"(...) ele era um gentleman. Só não podia contrariar ele. Se contrariasse ele... por exemplo: a cuíca dele. Nós íamos daqui para a Alemanha e a cuíca ia no colo dele. Ele não deixava ninguém pegar. Nem despachava. Tanto é que ele dizia assim: "isso aqui é o meu Stradivarius". A cuíca era o Stradivarius dele, o violino Stradivarius dele. Era uma cuíca daquelas antigas, das primeiras, que eram feitas de barrica. E muito bem cuidada, tudo cromado. Então era o Stradivarius, não deixava ninguém pegar. Depois ele aposentou essa, pra que ela ficasse num museu, e ele comprou as mais modernas. Mas ele gostava era dessa, a Stradivarius".

A imagem abaixo, escolhida para ilustrar o áudio da entrevista, apresenta Mestre Marçal regendo a bateria da Portela. Vemos também três cuiqueiros em segundo plano, dentre os quais pude identificar o saudoso Casemiro, com sua bela cuíca de 12 polegadas.


Agradeço a Valéria del Cueto por gentilmente autorizar a publicação deste material e, acima de tudo, por sua iniciativa em realizar essa entrevista. Um verdadeiro tesouro! 
.

segunda-feira, 2 de março de 2015

Vídeo 18 - Wilson das Neves tocando cuíca

A postagem Villa Candeia nos apresentou há um tempo atrás imagens de duas grandes personalidades da música brasileira supostamente tocando cuíca: o maestro Villa Lobos e o grande portelense Candeia. Digo "supostamente" porque não se tem notícia de que eles de fato costumassem ou soubessem tirar um sonzinho da chorona. Dessa vez, outro grande nome da nossa música, Wilson das Neves, também nos deu a honra de arriscar algumas notas. Como se sabe, Das Neves é um exímio baterista, cantor e compositor, mas cuíca para ele parece ser uma novidade. Seja como for, como o próprio diria: Ôh, sorte!!!



Confira AQUI o show completo de Wilson das Neves para o Programa Instrumental Sesc Brasil, fonte original deste vídeo.
.