Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Oficina de cuíca com Ernani Cal [Monobloco]

Para quem reside no Rio de Janeiro, recomendo que não deixe de participar da próxima oficina de cuíca oferecida pelo mestre Ernani Cal, diretor do naipe de cuíca do Monobloco, onde há anos realiza um trabalho excepcional de ensino do nosso estimado instrumento musical. E para quem não reside na capital carioca, recomendo muito que fique atento às novidades nas redes sociais do Ernani e do Monobloco. Quem sabe não pinta uma oportunidade mais perto num futuro próximo? Seguem abaixo mais informações sobre a oficina na cidade maravilhosa. Sucesso, maestro!


Oficina de Cuíca
Prof. Ernani Cal (Monobloco)

Aula conjunta para iniciantes e avançados.

  • Técnica do instrumento
  • Linguagem rítmica
  • Desenvolvimento da musicalidade
  • Aplicação em repertório

Para iniciados que integram o naipe do Monobloco funciona como pré-temporada.

Para iniciados que não integram o naipe serve para ampliar horizontes conhecendo uma técnica específica e novas células rítmicas para aplicação em diversos ritmos da MPB.

Para não iniciados trabalhamos a aproximação ao instrumento e à linguagem da batucada.

Início: Dia 1° de março
Terças de março e abril
Das 20h às 22h

Rua Visconde de Pirajá
nº. 303 - salas 315/316
Ipanema

Informações e reservas:
(21) 2287-5136
Serginho ou Inês
.