Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

sábado, 11 de setembro de 2010

Sejam bem-vindos!

Olá amigos!

Esse blog é uma idéia antiga que eu tenho de construir um espaço onde os amantes da cuica possam compartilhar informações sobre este instrumento. A idéia é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, sempre relacionados à cuica, é claro, mas também aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. E o título do blog é justamente esse para "marcar" bem esta palavra, já que ela não consta em nenhum dicionário da língua portuguesa, a não ser no Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, que menciona apenas alguns cuiqueiros famosos, mas não o significado dessa palavra de uma maneira geral.

Espero que gostem das postagens e, por favor, participem com comentários, sugestões, enfim, fiquem à vontade! A casa é nossa... Sejam bem-vindos!

2 comentários:

  1. Mto bom o blog...
    Faço um apelo ja q resolveu criar esse blog, por favor, não deixe morrer. Tem mta gente fazendo mta coisa mas sem conteúdo interessante e aí tdo vai se acabando...
    Vejo várias comunidades da cuíca q ñ levaram a nada....ninguém cria nada de novo.....
    Imagino o qto deve ser difcil manter o blog sempre atualizado....mais peça a ajuda a todos...seja inovador...visionário...agucivo...e etc...
    Parabéns pelo blog...

    ResponderExcluir
  2. Valeu PH!
    Obrigado mesmo pelo incentivo e no que estiver ao meu alcance, esse blog não morre não!
    Aliás, a ajuda de todos os cuiqueiros e admiradores da cuíca é fundamental para isso.

    Vamo que vamo!

    Abração!

    ResponderExcluir