Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

domingo, 3 de outubro de 2010

Póica

Estive em Pernambuco no início deste ano e fui a uma cidade chamada Nazaré da Mata, bastante conhecida por seus tradicionais desfiles de maracatu rural. Fiquei surpreso ao ver que no conjunto musical de cada bloco de maracatu tinha sempre um sujeito tocando um instrumento muito parecido com uma cuica.

Na verdade é uma "póica". Os fundamentos são basicamente os mesmos da cuica "do samba", mas geralmente a póica é feita de tubo de PVC e a afinação é bem grave, além do fato do instrumentista executar apenas uma nota, e numa postura diferente da que normalmente ficamos para tocar cuica.

Além dessas fotografias, também filmei umas cenas dos "póiqueiros" em ação. Só peço desculpas pela má qualidade do vídeo. Filmei com a câmera de um telefone celular não muito boa. Mas dá pra ter uma ideia quanto ao som do instrumento, a posição em que é tocado etc.


Póica de PVC e couro de tamanduá

.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário