Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

domingo, 19 de dezembro de 2010

Música 4 - Cuica no Samba de Uma Nota Só

Essa música faz parte do disco "Mestre André e sua Bateria", gravado em 1977, tempos de glória da Mocidade Independente de Padre Miguel. Não sei o nome do cuiqueiro que fez esse registro, mas ele faz progressões e floreios muito bacanas, além de solar um trecho de um dos maiores clássicos da bossa nova: Samba de Uma Nota Só, de Tom Jobim e Newton Mendonça. Boa audição!

2 comentários:

  1. Eu acho que pode ser Quirino de Mocidade. Ele ensinou a seção Cuica no Terceiro Encontro Europeu em Londres.Pergunte a seu filho Quirininho, que está no Facebook.

    ResponderExcluir
  2. bom dia
    gostaria de mais informações a respeito da pele de Raio-x
    Fabricação e instalação vi uma cuica com esta pele e gostei muito do som

    ResponderExcluir