Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

sexta-feira, 14 de junho de 2013

CuícApp

Não resta dúvida de que cuica e tecnologia se combinam muito bem e o CuícApp é mais uma prova disso. Até onde sei, esse já é o segundo aplicativo desenvolvido relacionado à cuica. O primeiro, Cuica Lite, também foi comentado aqui no blog. Segue a matéria publicada hoje no site do BOL anunciando a criação deste novo "game cuiquístico". E mais abaixo, um vídeo com o pessoal da agência Fábrica - responsável pelo CuícApp - mostrando que, enquanto cuiqueiros, eles são ótimos em desenvolver aplicativos.




Aplicativo com som de cuica promete agitar torcidas da Copa - Já que a caxirola foi vetada, o jeito vai ser empunhar smartphones e comemorar os jogos da Copa das Confederações ao som de cuicas virtuais. A ideia pode parecer engraçada, mas é exatamente essa diversão que o aplicativo "CuícApp" promete para os torcedores agitados e modernos. Desenvolvido pela agência Fábrica e parceiros, a ferramenta é uma alternativa para agitar as partidas dentro e fora dos estádios. Disponível somente para o sistema Android, o dispositivo é de fácil utilização: basta deslizar o dedo na tela do celular para ouvir o "ronco da cuica". "Nossa ideia é levar além das quatro linhas o swing e a criatividade do brasileiro", brinca Daniel Santander, diretor de criação da Fábrica. "É uma cuica muito intuitiva e democrtica para sair tocando por aí", complementa Carol Gleich, que ficou responsável pelo desenvolvimento do aplicativo com a empresa F5. "O maior desafio foi fazer os sons característicos do instrumento serem totalmente fidedignos aos de uma cuica de verdade, só que no celular", comenta Marcelinho Romero, da e.Noise Áudio, produtora responsável pela melodia do instrumento musical apresentada no aplicativo. Gratuito, o "CuícApp" já pode ser baixado no Google Play e, em breve, também será disponibilizado para o sistema IOS.

.

Um comentário:

  1. Esses caras simplismente estão copiando a vovuzela,pq não contrataram um profissional pra tirar um som de cuica de verdade....

    ResponderExcluir