Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

sábado, 7 de setembro de 2013

Do Oiapoque ao Chuí

Não haveria expressão melhor para dar título a essa postagem do que "do Oiapoque ao Chuí". Afinal, diversas atividades em prol da cuica estão sendo realizadas de norte a sul do Brasil. E isso sem falar no exterior, como o maravilhoso exemplo da Confederação de Cuiqueiros do Japão

Mas, em termos de Brasil, além dos tradicionais encontros de cuiqueiros no Rio de Janeiro, como o Cuicarioca, outros dois casos exemplificam muito bem o quanto a cuica é um instrumento difundido em nosso país. Essa imagem abaixo é da camiseta do Clube da Cuica do Ceará, coordenado pelo amigo Júnior da Cuica, lançada ontem durante um coquetel em Fortaleza. 


Já este vídeo, traz o registro do 1º Cuicapel, um encontro de cuiqueiros realizado em 2012 na cidade de Pelotas, localizada no estado do Rio Grande do Sul. Uma festa muito bonita com destaque para a homenagem ao mestre Pery, este senhor que aparece nessa imagem congelada, empunhando esta bela cuica de três campanas, sua companheira a mais 68 anos. 



Parabéns ao pessoal do Ceará, aos amigos de Pelotas, bem como de todo o Brasil e do mundo que se dedicam a glorificar a cuica de alguma maneira, assim como este humilde espaço virtual também procura fazer. Viva a cuica e os vários sotaques do povo brasileiro!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário