Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Vídeo 14 - Cuíca exige anos de dedicação dos ritmistas no carnaval

Este vídeo consiste numa reportagem televisionada ontem, 19 de fevereiro de 2014, onde Carlinhos da Cuíca é mais uma vez reverenciado por sua trajetória ímpar como exímio cuiqueiro e por seu notável trabalho de ensino do instrumento. Além dele, também são entrevistados Nilton Lopes, igualmente responsável pela formação de inúmeros cuiqueiros e cuiqueiras no Rio de Janeiro; Oscar Bolão, autor do método Batuque é um Privilégio, com vários exercícios para cuíca escritos em partitura; e Mestre Capoeira, defensor da ideia de que o naipe de cuíca deve sempre desfilar nas primeiras fileiras da bateria, como ele mesmo faz na escola Império da Tijuca. Várias questões interessantes são abordadas ao longo de toda a reportagem, que termina com a mensagem de que todas as pessoas podem aprender a tocar cuíca. Basta querer e se entregar de coração, por mais que seja um instrumento que realmente exige dedicação.



Nosso agradecimento ao amigo Carlinhos Alvinegro pela indicação do vídeo.
.

4 comentários:

  1. Oi paulinho...preciso da sua ajuda...sou argentino e vc vai me perdoar o sotaque portunhol..Como é que afina a cuíca, vc o faz com o afinador cromático ou torquímetro? As vezes eu deixo a cuíca bem esticada com o risco do couro quebrar mas esses som agudo do Carlinhos ou Quirino eu nunca consegui...Pode ser também o diámetro do gambito?..não sei, espero sua resposta, obrigado abraço cuiqueiro..

    ResponderExcluir
  2. PAULINHO DESCULPE O QUE VOU DIZER,A CUICA NÃO LEVA ANOS PRA APRENDER, TEM QUE TER DOM,VC FOI TESTEMUNHA OCULAR,EU TE APRESENTEI AQUI EM CASA UMA ALUNA MINHA A BIANCA BITENCURT QUE APRENDEU A TOCAR CUICA EM UMA HORA,E SAIU COMIGO NO BLOCO IMPERIO DO MORRO E NA ESCOLA DE SAMBA PASSO DE OURO,NAQUELE ANO,EU CONHEÇO PSEUDOS CUIQUEIROS QUE ESTÃO A 10,12 ATÉ 18 ANOS EM UMA ESCOLA DE SAMBA E NÃO SABEM FAZER ABSOLUTAMENTE NADA NA CUICA,MAIS O MAIOR CULPADO E O MESTRE DE BATERIA QUE PERMITE QUE ELE SAIA CARREGANDO A CUICA,SEM SABER TOCAR NADA,AINDA BEM QUE OS JURADOS ESTÃO ATENTOS NAS BATERIA E TIRANDO PONTOS PRECIOSOS QUE PODEM CUSTAR O CARNAVAL DA ESCOLA...MAIS OS MAIORES CULPADOS POR ISSO SÃO OS ANTIGOS CUIQUEIROS QUE NÃO ENSINAVAM NINGUÉM,VC MESMO FOI VITIMA DELES,COM O EU FUI TAMBÉM,E POR ESSA RAZÃO QUE DOU AULAS HJ....A CUICA TEM MUITO SEGREDOS E TECNICAS PRA SE TIRAR VOLUME DE SOM,PQ SOM TODAS TEM....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola colegas sou novo na cuíca mas como tenho muita facilidade em tocar instrumentos de percussão peguei logo o jeito o problema é que quando vou tirar o agudo as vezes não sai som ou sai depois tipo puxo e sai seco no começo e depois ja antes da metade do gambito por final sai, tentei afinação entre outras coisas e nada estou achando que é o gambito meu medo é que eu corte a linha tire a pele e depois não saiba montar eu tenho que fazer algo no gambito? tipo dar mais uma lixada? ou o tecido eu uso o que é o unico acessivel que ganhei do vendedor que aquele tecido de cozinha amarelo eu molho ele e toco o grave poxa sai ótimo meu pró é o agudo o que tenho que fazer algum cuiqueiro pode ajudar?

      Excluir
  3. A rigor, o cara pra aprender cuíca tem que ter talento. Primeiro, que saber tocar outros instrumentos de percussão, tem que ter ritmo conhecer harmonia , ser "afinado" com a bateria, saber tirar um som legal. Do contrário só vai fazer barulho. Sou cuiqueiro, e ouço muito os grandes MESTRES desse magnífico instrumento.

    ResponderExcluir