Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Música 18 - Cuica [Rosinha de Valença]

Essa música é uma homenagem da violonista Rosinha de Valença ao nosso mestre Zeca da Cuica, gravada no sétimo disco da compositora, lançado em 1973. É difícil descrever essa gravação, mas a originalidade da composição, o arranjo e a performance de cada músico, são de cair o queixo. Inclusive o trabalho de mixagem, que muitas vezes não prestamos muita atenção, é super bacana. Vale a pena escutar com um bom fone de ouvido para perceber a distribuição em stereo dos instrumentos e, claro, com especial atenção para a cuica do Sr. Zeca. O brilho e a consistência das suas notas agudas são inconfundíveis, e aqui ele ainda explora alguns sons mais inusitados  tirados apertando o pano sobre o gambito com uma leve pressão a mais do que o habitual – logo na introdução, ajudando na dramaticidade que caracteriza a composição.



Um fato curioso é que essa música foi regravada em 1976, no disco Confusão urbana, suburbana e rural, do clarinetista Paulo Moura, mas com outro título: "Tema do Zeca da Cuica". Nesse registro, é precedida por "Bicho papão", de Martinho da Vila, Wagner Tiso e Paulo Moura, mas logo se escutam os acordes do violão pelas mãos da Rosinha e o Sr. Zeca mais uma vez arrepiando na cuica. É muito interessante fazer a comparação entre essas duas gravações. Apesar de ser a mesma composição, são duas interpretações bem diferentes, mas em ambas o Sr. Zeca demonstra porque mereceu ganhar uma música em sua homenagem, partindo de uma artista tão especial como a Rosinha de Valença.
.

3 comentários:

  1. Maravilha! Que beleza de gravação. Se a descrição não foi fácil, não sei, mas está na medida do que essa preciosidade representa. Muito obrigado, camarada Paulinho Bicolor por essa joia! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Maravilha! Que beleza de gravação. Se a descrição não foi fácil, não sei, mas está na medida do que essa preciosidade representa. Muito obrigado, camarada Paulinho Bicolor por essa joia! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns eu sou suspeito pra elogiar mas fala serio esse instrumento merece muito respeito ainda mais nas mãos de quem sabe cuica do mestre com Rosinha de Valença meu DEUS salve salve.

    ResponderExcluir