Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A pele

A pele utilizada na cuica é de origem animal, preferencialmente de cabrito, e é num local chamado curtume onde o couro do animal é tratado para que fique em condições de ser utilizado em diversas finalidades, inclusive para tocar cuica. Primeiro, o cabrito é abatido, a pele é extraída e os pelos são raspados. Em seguida, há o processo de curtimento com alguns produtos químicos para evitar que a pele apodreça. Feito isso, está pronta para empachar e usar no instrumento.

Matéria prima
A qualidade da pele influencia muito no som da cuica. Pele grossa, pele fina, pele com ruga, pele lisa, enfim, são nuances que cada cuiqueiro avalia para encontrar o padrão que mais lhe agrada. Já ouvi dizer que até a idade do cabrito influencia na sonoridade da pele, sendo, a dos mais velhos, melhor do que a dos cabritos abatidos ainda quando jovens.

O vídeo da última postagem começa com o rapaz pressionando o centro da pele com a ponta de uma baqueta, marcando o ponto exato onde ele depois faria a amarração do gambito. Porém, é necessário molhar a pele antes desse procedimento. A pele é muito dura em seu estado natural e para empachá-la é imprescindível que esteja amolecida. Para isso, costuma-se deixar de molho por alguns minutos, dentro de um balde cheio d’água ou algum recipiente parecido.

Quando encharcada, a pele fica muito parecida com uma massa de pizza. Essa analogia é um pouco estranha, mas no vídeo da postagem anterior é possível ver que é assim mesmo que ela fica. Depois de molhada e bem amolecida, deve-se amarrar o gambito no centro da pele e, finalmente, empachá-la no arquilho, que é um arco geralmente de madeira onde fixamos a beirada da pele, como vimos ser feito no vídeo citado.

O próximo passo é esperar que a pele fique seca. Dependendo do clima isso pode levar um ou dois dias. Mas atenção, a pele deve secar na sombra, nunca ao sol. Em seguida, com a pele totalmente seca, é só encaixar na cuica, afinar e está pronta para uso. É importante evitar o contato novamente com água depois que a pele estiver instalada na cuica. Um problema muito comum é esbarrar o pano na pele enquanto se está tocando. Sem que se perceba, aos poucos o pano umedecido vai molhando a região envolta do gambito e a pele acaba se rasgando. Para evitar que isso aconteça é recomendável colocar um pedaço de plástico ou de fita adesiva na pele, por dentro da cuica, protegendo toda a circunferência próxima ao gambito.

Nos desfiles das escolas de samba ou nos ensaios que as agremiações costumam fazer a céu aberto antes do carnaval, os cuiqueiros cobrem a pele da cuica quando chove com uma touca de banho, daquelas de plástico que usamos para não molhar o cabelo. Existem experiências bem sucedidas com pele de náilon para cuica, mas há quem diga que o resultado sonoro não é tão bom quanto o da pele de couro. No entanto, o náilon tem a vantagem de não sofrer nenhuma alteração física em contato com água, sendo, portanto, uma boa alternativa para essas situações em que esteja chovendo.

Mas a pele de couro animal é mesmo a de uso mais comum entre a maioria dos cuiqueiros. É bastante resistente, embora necessite de alguns cuidados e manutenção, podendo durar bastante tempo sem rasgar. Sobre essa questão da durabilidade da pele, outra orientação é para nunca guardar a cuica com a pele esticada, quer dizer, deve-se afrouxar a pele toda vez depois de tocar.

Encontrar pele de cuica pra comprar não é tão difícil, principalmente pra quem tem uma cuica da Gope ou da Contemporânea, por exemplo. Como essas marcas têm produção em escala industrial, é fácil encontrar a pele já pronta em lojas de instrumentos musicais. Em São Paulo, situadas à rua General Osório, ficam as lojas dessas duas marcas mencionadas, uma bem próxima da outra. E do outro lado dessa mesma rua fica a loja da Redenção, também de artigos musicais. 

No Rio de Janeiro, há várias lojas na rua da Carioca e também a fábrica da famosa marca Art Celsior, no bairro de Cordovil. E para quem mora em outras regiões fora do Rio de Janeiro ou de São Paulo, acredito que dê pra comprar pelos sites dessas lojas, ou procurar na sua cidade alguma loja de instrumentos musicais que venda ou possa encomendar pele de cuica com algum fabricante. Essas dicas servem tanto pra quem quer comprar a pele já empachada, quanto para quem procura o couro, o gambito, o arquilho, enfim, cada item separadamente para empachar a própria pele. Quanto à linha encerada, tipo de corda ideal para amarrar o gambito na pele, pode ser facilmente encontrada em armarinhos ou lojas de produtos para artesanato.

Mas, independentemente das especificações que vão do gosto pessoal de cada cuiqueiro, assim como a variação de marcas disponíveis nas lojas de música, o fato é que a pele é um item da cuica sobre o qual devemos conhecer muito bem. Fazer testes com diferentes tipos de pele, oriundas de curtumes diferentes, preparadas para diferentes fins, por exemplo: para desfilar no carnaval é conveniente utilizar uma pele mais grossa, que suporte uma afinação mais aguda. Já para gravação em estúdio, uma pele fina pode atender bem às expectativas. E por aí vai, de acordo com a curiosidade e disposição de cada cuiqueiro em querer dominar esse instrumento tão melindroso chamado cuica.

.

36 comentários:

  1. Outro dia desses passei numa loja de música e vi cuícas de uma marca que ainda não conhecia. Era da KING Instrumentos Musicais (www.kinginstrumentosmusicais.com.br) Nesse site só mostra o modelo em aço polido, mas no loja, vi também cuícas de latão e em diversas medidas. Pareciam ter uma boa qualidade.

    ResponderExcluir
  2. Olá Paulo, Primeiramente parabéns pelo blog, seus textos são bem direcionados a dúvidas e curiosidades que rodam esse instrumento, eu comprei uma cuíca para mim a alguns meses (Conteporânea 10 polegads) afim de aprender mais sobre esse instrumento... Quando li seu blog pela primeira vez aconteceu q o cambito solto por completo na minha mão rsrs, bem to com duvidas sobre a pele ja que o barulho nela nunca chego aos melhores (não sei se é a pele) e nesse caso tbm se eu posso retira a pele e empaixar novamente prendendo o cambito novamente... sei que você não criou para fica lendo ajuda mas se puder ajudar...
    Abraços e parabéns pelo blog novamente.

    ResponderExcluir
  3. Fala Elkson! Blz irmão?
    Obrigado pelas palavras e não se acanhe em expor suas dúvidas... criei esse blog justamente pra isso, troca de informações cuiquísticas!
    Vou tentar te ajudar... bom, se o gambito saiu na sua mão, como vc ainda está aprendendo a tocar, pode ser que vc tenha puxado com muita força. Pra tocar cuíca, tem q ter firmeza na puxada, mas ao mesmo tempo leveza. é meio complicado de falar assim, mas o q não pode é puxar com força, apertando o gambito. Mas além disso, certamente ele devia estar mal amarrado. Essas peles fabricadas industrialmente não são feitas com o mesmo zêlo de uma pele empaixada com calma e atenção. Neste caso, vai ser muito difícil colocar o gambito novamente. Não é impossível, mas pra quem não tem prática, fica bem complicado. Minha sugestão é que você compre uma pele nova, de preferência da marca da sua cuíca mesmo. Mas preste bastante atenção se o gambito está bem amarrado (ele não pode ter espaço, a pele tem de estar bem coladinha em volta dele). Quanto ao som que você tá tirando e não tá satisfeito, pode ser a afinação. O segredo para uma boa afinação, pelo menos eu faço assim, é você apertar por igual todos os parafusos. Tipo, se você der três voltas no primeiro, dê a mesma quantidade nos outros e verifique se eles estão apertados com a mesma pressão. Se perceber que um ou outro está mais frouxo que os demais, aperte esses para que fiquem tão apertados quanto os outros.
    É isso amigo, espero ter ajudado. Boa sorte!

    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Olá Paulo, hoje eu toco pandeiro, e tenho um pandeiro da Luen por opção pois gosto deste. Então fazem duas semanas que comprei uma Cuica da Luen 12, não sei se é a melhor cuica, mas gostaria de saber de vc o seguinte: O quanto a pele tem que estar apertada e qual liquido e pano devo utilizar, e se você tem alguma dica para o som sair mais agradavel. Fico no aguardo amigo. Obrigado.
    Neto. Florianópolis SC.

    ResponderExcluir
  5. ôpa! fala aí "sou eu"!!!

    Então meu amigo... pra te falar a verdade, não conheço as cuicas da Luen. Vc tem certeza q ela é de 12 polegadas mesmo? É q geralmente, essas cuicas de marcas industriais só vão até no máximo 10 polegadas. Mas o importante é q vc tá gostando dela...

    vou tentar responder as suas perguntas:

    1) a pele deve ficar esticada até vc sentir q o som está do seu agrado. é claro q se vc apertar demais ela pode rasgar... então, sugiro q aperte aos poucos e sinta o qnt ela está esticando... aperta um pouco, tipo duas voltas em cada parafuso, toca, vê se o som está legal... se não estiver, dá mais uma volta em cada parafuso, toca de novo... e faz isso até sentir q o som está igual ao das cuícas q vc ouve nas gravações etc. O importante é vc apertar os parafusos de maneira equilibrada, sempre deixando todos com a msm intensidade... não deve ficar um mais frouxo do q ou outro, entendeu?

    2)o líquido q vc deve utilizar é água mesmo.

    3) o melhor pano é um q chama gorgurão. Esse pano é muito difícil de encontrar pq não se fabrica mais. Mas se vc quiser, posso te passar um contato de uma pessoas q pode te fornecer.
    Me manda um email: paulinhobicolor12@gmail.com

    Eu já conheci pessoas q tocam até com pano de chão, bolso de calça jeans, enfim, com qq tecido. Vale experimentar...

    4)a dica para o som sair mais agradável é ter uma boa pele, com um bom gambito e afinar corretamente. O problema é q a gente só sabe se tem uma boa pele com um bom gambito e se está afinando direito, na medida q ganha experiência com o instrumento. Se vc está começando a tocar agora como disse, isso vai levar um tempo... mas é isso aí, continue "brincando" com a sua cuica q logo vc vai encontrar sozinho as respostas das suas próprias perguntas...

    É isso amigo... qq coisa, estamos aí!

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde,

    Paulinho qual a marca de cuica melhor na sua opinião,e de quantas polegada é melhor?

    Abraço Silvio

    ResponderExcluir
  7. Fala aí Silvio!

    Então meu amigo, a marca de cuíca que eu considero melhor é a ARTCELSIOR. A fábrica deles fica no Rio de Janeiro e eles fazem cuícas de 10", 9-1/2", 8" e 6". Sugiro que você pegue uma de 9-1/2 (nove e meio). O site deles é artcelsior.blogspot.com

    Em São Paulo, a loja que vende cuícas da ARTCELSIOR é a Redenção. Mas olha, as cuícas da CONTEMPORÂNEA e da GOPE também são boas para quem ainda é iniciante. Mas se você já sabe tocar, sugiro uma da ARTCELSIOR mesmo.

    Existem outras marcas por aí, mas não recomendo não.

    Boa sorte! Forte abraço!

    ResponderExcluir
  8. Fala Paulinho, antes de qualquer coisa gostaria de dizer que esse blog é ótimo, parabéns pela iniciativa!

    A minha duvida é a seguinte: como colocar a proteção na pele para não molhar, qual material utilizar, o tamanho, etc? Ao colocar um tipo de adesivo plástico na pele o som não sofrerá alteração?

    Gostaria desses detalhes a respeito de tal proteção para a pele, pois estou com receio de molhar a pele da minha cuíca.

    Obrigado pela atenção dos colegas cuiqueiros.

    Leonardo Bastos

    P.S.: Antes de fazer essa pergunta pesquisei em grande parte do blog para ver se a explicação solicitada já havia sido dada, caso já tenha me desculpem a repetição.

    ResponderExcluir
  9. Leo

    Para proteger a pele (evitar molhar), costumo usar um plástico.
    Compro na papelaria uma dessas pastas transparentes e bem flexíveis e corto um círculo.
    Depois faço um pequeno furo, usando a ponta de uma tesoura e empurro o plástico até encostar na pele da cuíca.
    Para fixar e evitar que o plástico vibre na hora de tocar eu uso esparadrado tipo "Micropore" (que fixa, não altera o som e ainda suporta bem a afinação e afrouxamento do couro).
    Espero ter ajudado.

    Zé Carlos

    ResponderExcluir
  10. Show de Bola!!! Grande Paulinho, hj estou tendo conhecimento do seu blog e achei muito bom!!! Muitas informações!!! Sou ex-aluno do Clube do Choro de Brasília e lá tive aulas de cuíca com o grande percussionista Amoy Ribas e depois com Francisco Abreu. E hj possuo uma ARTCELSIOR, q não tem igual!!! Vou passar o seu blog para a secretaria do Clube do Choro para que todos lá tenham tb esse grande veículo de informação.
    Vou continuar bisbilhotando aqui e aprendendo um pouco mais!!! Parabéns demais!!!

    ResponderExcluir
  11. Sem dúvida este blog nos revela várias dicas importantes. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  12. Fala Paulinho,

    Vi seu vídeo com Mestre Carlinhos e nele você diz que é de Brasília, fato que me deixou muito feliz pois também nasci e fui criado aqui, com algumas muitas passagens pelo Rio de Janeiro. Mas enfim, como eu faço pra descobrir polegada da minha cuíca? Fato é que eu ganhei de um amigo pra aprender mas ele não sabe me dizer a polegada, e como ta sem pele ta dificultando um pouco a compra, sem contar que em brasília é muito dificil achar. Penso eu que a cuica é de 7" pois eu coloquei uma de 6" e uma de 8", uma faltou e outra sobrou respectivamente. Se tiver um contato que empaixe te agradeço.
    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Olá, boa noite! Muito bom o blog! adorei as dicas!

    se puderem me ajudar eu agradeceria mto. tenho uma cuica velha 6´´ da GOPE, comprei um couro novo da CONTEMPORANEA tbm de 6´´.
    tenho dificuldades na afinação, mesmo esticando em X com pressão = , hidratando o couro com agua e lixando o gambito tenho dificuldades em tirar notas agudas, o q poderia ser? posso utilizar hidratante corporal? uso gorgorão e água, recomendam outro liquido?

    estou no aguardo de uma cuica Torelli de 10´´ que acabo de comprar, se alguem conhece da umas dicas de afinação tbm...

    desde já mto grato! Fiquem com Deus! Grande abraço!
    Rodolfo Porsani

    ResponderExcluir
  14. Salve Paulinho!
    to chegando agora no blog(alias, muito bons os vídeos!), dei uma olhada e aparentemente nao achei o que to pesquisando: o couro da minha cuíca rasgou e aparentemente nao tem lojas que vendam a pele aqui por Campinas, entao provavelmente terei de comprar pela internet, mas nao sei exatamente em qual das categorias ela se encaixa, desconfio que seja 8' ..pelo que medi aqui ela tem + ou - 10,5 cm de raio por 25,5cm de altura.
    abração aí e vou continuar frequentando o blog!

    ResponderExcluir
  15. Pra ser mais exato o nome da linha é Cordone Encerado. Paulinho parabéns pelo blog! Saudações do Cuiqueiros da Sinfônica!

    Anderson Gomes.

    ResponderExcluir
  16. Otimas dicas Paulinho.
    Sou Belém do Pará e admiro muito esse instrumento, pois aprendi e cada vez me envolvo mais com ele.
    Grato pelas informação, que me ajudaram muito.
    Abração

    ResponderExcluir
  17. quero comprar uma cuica,para aprender a tocar, qual vc indica?

    ResponderExcluir
  18. OLÁ PAULINHO !!! E AMIGOS AMANTES DESSE INSTRUMENTO IMPAR. MEU NOME E FERNANDO (NO MUNDO DO SAMBA ERA FERNANDO DO RONCO,TIVE DOIS MESTRES EXCELENTES,OSWALDINHO DA CUICA,E ALAÔR DA CUICA,DO jAÇANA,HOJE SOU EVANGELICO,E O MEU MELHOR PRA DEUS CONTINUA SENDO O SAMBA,TEM UMA TURMA MUITO BOA DE SAMBISTAS E CUIQUEIROS LOUVANDO AO SENHOR E SÓ ENTRAR NO SITE "LOUVORES DO BRASIL,SAMBA GOSPEL" APROVEITANDO O ENSEJO,PAULINHO ENSINA ESSA MOÇADA A DAR O NÔ DE PORCO,QUE E O MELHOR NÔ PARA CUICA,E TBEM AVISA QUE A UNHA TEM QUE ESTAR SEMPRE APARADA,E NUNCA EMPRESTAR,OU DEIXAR MEXER NO CAMBITO DA SUA CUICA,MESMO QUE SEJA UM AMIGO OU PARENTE,POIS CUICA E IGUAL A MULHER,NÃO SE EMPRESTA E NÃO SE DEIXA MEXER ,ABÇS
    MEU EMAIL-cantorevrepresenta@hotmail.com TAUBATÉ -SP

    ResponderExcluir
  19. OLÁ CUIQUEIROS, ME CHAMO LEANDRO CROMADO SOU DE POÁ SP.. SOU INICIANTE E TENHO UMA DUVIDA, É RECOMENDAVEL USAR ALCOOL.. EU ESTOU USANDO UMA FLANELA E ALCOOL..ISSO É BOM OU TEM OUTRO LIQUIDO E PANO QUE DA MELHOR SONORIDADE?

    DESDE JA AGRADEÇO OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Leandro!!

      Cara, o líquido que 99% dos cuiqueiros utilizam é água mesmo. Dá uma olhada nesse post, não sei se vc já vui: http://cuiqueiros.blogspot.com.br/2012/08/o-pano-gorgorao.html

      Forte abraço!!

      Excluir
  20. Olá cuiqueiro! Necessito de fita de gorgurão 100% algodão, moro em São
    Paulo e na Redenção, é muito caro.

    Marcão da cuíca

    ResponderExcluir
  21. Olá Paulinho, sempre assisto o seu vídeo , parabéns. Quero saber se a grossura (espessura) do gambito influencia no som agudo e se o creme para que passo na pele (cuica) para dar mais resistência também influencia.

    ResponderExcluir
  22. Olá cuiqueiro! valeu pelo post, informação muito útil... fiquei com una dúvida, a pele da cuica deve ser curada? li que é bom por um óleo para dar mais durabilidade, está certo?
    Valeu, abraço!

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde, gostaria de mudar a pele da minha cuica de 8", comprei uma pele já com aro da IZZO e me informaram na loja que antes de montar na cuica tenho que húmidecer a pele, tenho alguma algumas duvidas:
    Se quando a pele secar( como tem tendencia a encolher) se não vai arrebentar?
    Gostaria mais informações.
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  24. Olá tenho uma cuica 10 da comtemporanea gostaria de saber quem vende pele empachada para ela .

    ResponderExcluir
  25. Estou determinada à aprender esse instrumento maravilhoso!!
    Adorei o blog.!!#😍

    ResponderExcluir
  26. Estou determinada à aprender esse instrumento maravilhoso!!
    Adorei o blog.!!#😍

    ResponderExcluir
  27. Olá Paulinho, meu nome é tarcisio e gosto deste instrumento como muitos, o seu blogue é interessante gostaria de obter com você inforfamacoes de curtumes e locais e como preparar uma pele de cabrito obrigado, a sim eu sou de vila velha És.

    ResponderExcluir
  28. Olá Paulinho, meu nome é tarcisio e gosto deste instrumento como muitos, o seu blogue é interessante gostaria de obter com você inforfamacoes de curtumes e locais e como preparar uma pele de cabrito obrigado, a sim eu sou de vila velha És.

    ResponderExcluir
  29. Salve Paulinho,então,gostaria de saber se essa história de passar creme hidratante na pele da cuica é mito ou é realmente funcional?

    ResponderExcluir
  30. ola! Tenho uma da marca Bauer, estou aprendendo. Mas acho ela muito dura p/ tirar os agudos! Isso é normal na Cuida de 08''? Tenho que fazer muita força na pele p/ obter uma nota aguda. parabéns pelo blogue!!! Desde já grato.

    ResponderExcluir
  31. Olá Paulinho!! Boa noite !
    Vc tem alguma indicação para trocar a pele de uma contemporânea aqui no RIO ?
    FORTE ABRACO!

    ResponderExcluir
  32. Oi Paulinho, estou em um dilema sem fim com minha cuica.
    Tenho uma Art Celsior 9-1/2 que rasgou o couro.
    Fui na Delta percussão (loja em copacabana) e pedi para colocarem outro couro, aproveitando o arquilho e o gambito. Eles não souberam amarrar o gambito. Ele ia soltando na medida que eu afinava a cuica. Vltei lá e fizeram novamente o serviço mal feito. Morri em 70,00.
    Resolvi comprar outro couro na rua da Carioca. Ao coloca-lo na cuica vi que o arquilho ficou torto e quebrou. Fiquei novamente na mão, sme tocar a cuica.
    Resolvi eu mesmo amarrar o gambito do primeiro couro que comprei. Deu certo, mas a cuica foi desafinando a cada set tocado. Percebi que o couro foi soltando do arquilho e o gambito pendendo pra um lado. Não sei mais o que fazer. Estou muito triste com isso. Resolvi comprar uma Contemporanea 8" para facilitar a troca do couro, em caso de dano.
    Minha pegunta: 1 - há alguma tecnica para clocar o couro ja pronto na estrutura de ferro? 2- Qual o melhor arquilho: madeira ou aluminio?

    obs.: apareça no nosso samba, toda sexta no Armazém Senado (Lapa), das 17h às 21h. Samba do Doutor.
    forte abraço

    ResponderExcluir
  33. Bom dia, estou querendo comprar uma cuíca para aprender a tocar. Qual modelo/fabricante sugerem?

    ResponderExcluir
  34. Oi amigo, parabéns pelo blog
    Gostaria de saber se posso usar pele de qualquer fabricante na minha cuíca 10 pol da Timbra?

    ResponderExcluir
  35. é necessário passar algum tipo de óleo na pele de cabra ao longo do tempo para ela ficar mais flexível?

    ResponderExcluir