Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

segunda-feira, 12 de março de 2012

Fraldinha [proteção da pele com fita adesiva]

A "fraldinha" nada mais é do que um protetor para a pele da cuíca que evita um problema bastante comum entre os cuiqueiros iniciantes: quando estamos tocando, pode acontecer do pano úmido esbarrar na pele de vez em quando, molhando a área em volta do gambito e trazendo o risco de rasgar o couro bem naquela região. 

Para evitar que isso aconteça, recomenda-se colocar algum tipo de proteção na parte interna da encora. O vídeo abaixo demonstra uma maneira muito eficiente de fazer essa proteção utilizando fita adesiva e um macete que aprendi com o finado Carlão, cuíca de ouro da Unidos da Tijuca.


O primeiro passo é cortar um pedaço da fita adesiva. Depois, acenda um fósforo e apague logo em seguida. Ainda com o calor da chama na ponta do fósforo, faça um pequeno furo bem no centro da fita adesiva. Por fim, passe o gambito pelo furo até que a fita chegue ao couro e pressione para que fique bem colada à pele. E fique tranquilo, a fita não atrapalha a tocar e nem altera a sonoridade da cuíca.

A trilha sonora do vídeo é uma faixa solo intitulada Minha Cuíca, gravada pelo cuiqueiro, baterista e cantor Chocolatte em seu segundo disco A Fantástica Bateria.
.

6 comentários:

  1. Muito boa essa dica meu parcero... realmente este problema já me aconteceu varias vezes... abraço e mt obrigado....
    Rê Percussão - Passo Fundo- RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns amigo isso tbm ja me aconteceu valeu pela dica!!! Mas uma pergunta à alguma informação de alguma cola pra que c use para segurar melhor o gambito depois de colocado

      Excluir
    2. Amigo, não é recomendável usar nenhum tipo de cola pra auxiliar a fixação do gambito no couro. O gambito deve ficar preso apenas pelo nó, q costuma ser feito com linha encerada.

      Excluir
  2. Pois é Rezende, comigo também já aconteceu algumas vezes. E aqui vai mais uma dica: quando forem fazer o furo na fita adesiva, muito cuidado pro buraco não ficar maior do que o necessário. Tem que ficar bem rente ao gambito. Porque se não, o menor espaço que seja, pode ser o suficiente para a umidade do pano molhar a pele. Aí, já era! hehee... Valeu!!

    ResponderExcluir
  3. GRANDE PAULINHO BICOLOR, EU FAÇO DE FORMA DIFERENTE, ANTES DE COLOCAR(ENPAIXAR) O COURO COLOCO O PLASTICO NO CAMBITO, E DEPOIS ENCOURO, NESTE METODO O SOM E MAIS APURADO SEM DISTORÇÃO.

    ResponderExcluir
  4. Fala meu mano,
    ótima dica realmente eu já passei por isso
    valeu pela orientação um forte abraço !!!

    ResponderExcluir