Casemiro Vieira |
Quem acompanha o trabalho da Velha Guarda da Portela certamente já conhece o Sr. Casemiro, mas pra quem ainda não teve esse prazer, segue uma breve descrição sobre ele encontrada no livro A Velha Guarda da Portela, de João Batista M. Vargens e Carlos Monte:
Nasceu em São João de Meriti, em 4 de março de 1921. Exerceu a profissão de ladrilheiro e teve três filhos. Tocou cuica na bateria da Portela durante muitos anos. Em um desfile, conseguiu o feito heróico de acertar a bateria da escola, que havia atravessado o ritmo ao desviar de uma enorme poça na pista. Casemiro e sua cuica ficaram de frente para o grupo até a harmonia ser recuperada. Incorporou-se à Velha Guarda da Portela no início dos anos 1980, em substituição a Olímpio. Segundo ele, “o segredo do instrumento é saber encourar, saber amarrar a vaqueta da cuica, a marca do passo”. Afirma que “a maioria dos cuiqueiros de hoje não sabe disso” e conclui: “A afinação da cuica da Velha Guarda é diferente de todas as outras”. Na sua opinião, o maior cuiqueiro que já se ouviu tocar foi o Boca de Ouro, da Lapa, e destaca como baluartes da Velha Guarda Monarco, Casquinha e Manacéa. Nos shows do grupo, Casemiro é apresentado por Casquinha como o “Leão da Cuica”. É também compositor, e sua música Tentação, em parceria com Ramon Russo, foi gravada no CD Tudo azul.
Na foto: Casemiro (indicado por uma seta), com Tia Surica e Monarco |
Valeu! Tive o prazer de conhecer ele por intermédio do meu mestre, Zeca da Cuica. o velho tocava muito mas era marrento pacas! rsrsr coisas da idade mesmo!
ResponderExcluirRSRS, REALMENTE NOSSO AVÔ ERA MARRENTO MESMO, MAIS ELE TOCAVA MUITO!!!!!!!!, NAO FOI ATOA QUE DEU AULA DE CUICA NA FRANÇA, E A CRIAÇÃO DELE ERA SEVERA, POR ISSO ELE ERA TURRÃO.
ResponderExcluirO AMOR DELE PELA PORTELA NÃO FOI RECONHECIDO COMO ELE MERECIA...,MEU AVÔ TAMBÉM ERA COMPOSITOR ,UMA DE SUAS MÚSICAS A MARISA MONTE GRAVOU,ETC.... MUITO LEGAL ESSE BLOG, UMA HOMENAGEM !!
Parabéns por mais essa postagem fantástica xará. Bela e merecida homenagem ao mestre Casemiro, grande referência!!! Na primeira vez que assisti ao filme O Mistério do Samba, retornava repetidas vezes na fala do mestre para apender um pouquinho mais sobre cuica. Maravilha!!! Abços!
ResponderExcluir