Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

terça-feira, 31 de maio de 2011

Villa Candeia


A fotografia acima registra um quadro com a imagem da capa do disco Axé!, de Antônio Candeia Filho, inquestionavelmente um dos maiores sambistas que esse mundo já viu; e pendurada no canto do quadro está a caricatura de Heitor Villa Lobos, um dos maiores compositores de música de concerto de todos os tempos.

Já faz um tempo que penso em escrever uma postagem reunindo esses dois gênios e fui praticamente obrigado a finalmente escrevê-la ao me deparar com a cena dessa fotografia, há poucos dias, num bar chamado Semente, pequenininho, mas de uma importância sem tamanho para o atual cenário musical do Rio de Janeiro.

Mas essa história é só pretexto para introduzir a verdadeira razão dessa postagem, que é reunir aqui outras duas imagens incríveis destes mesmo personagens (pasmem!) tocando cuíca. O detalhe é que nenhum dos dois era cuiqueiro de fato. O Candeia, como sua própria filha Selma me contou, mal sabia tocar violão; cuíca mesmo, ela nunca viu o pai tocar. Já o Villa Lobos, pelo que nos consta, tocava violoncelo e violão; cuíca também não era a praia dele não.

Capa do LP "A Vez do Morro"
Acima, vemos a imagem da capa do disco A vez do Morro, do conjunto Mensageiros do Samba da Portela. Da esquerda para a direita, estão: Arlindo, no cavaquinho (pai do famoso Arlindo Cruz); Casquinha, no afoxé; Candeia, na cuíca; Picolino, no tamborim; e Jorge do Violão, no próprio violão. Na realidade, o Candeia está apenas fazendo pose com a cuíca para a foto, pois quem realmente gravou a cuíca neste disco foi Casemiro Vieira, eterno integrante da Velha Guarda da Portela, falecido há cerca de dois anos.

Já a foto do Villa Lobos me foi enviada por um grande amigo e professor, Tuninho, vulgo Antônio Miranda, a quem devo minha iniciação no mundo cuiquístico. Não sei onde ele encontrou essa foto maravilhosa do Villa brincando com uma cuíca, que de fato mais parece um brinquedo do que uma cuíca propriamente dita. Trata-se de um registro que demonstra aquilo que nunca foi segredo na personalidade deste genial compositor, sempre atento em aproximar a cultura erudita e a cultura popular, o que aliás é marcante em sua obra.

Heitor Villa Lobos
________________________________________

Já que estamos falando de "cuiqueiros" inusitados, aproveito o ensejo para dizer que fui informado pelo amigo Barão do Pandeiro, que o cuiqueiro na cena do filme Alô, Alô Carnaval, citado da postagem Vídeo 7 - Molha o Pano, é Alcebíades Barcellos, imortalizado como Bide, autor de sambas antológicos ao lado de Armando Marçal, pai do nosso venerado cuiqueiro Mestre Marçal. Assim como Candeia e Villa Lobos, não constam muitos registros que comprovem a atuação de Bide como cuiqueiro, mas pelas cenas do filme, ele parece ter sim alguma intimidade com a chorona. Completando a bem-vinda informação do amigo Barão, aparecem também naquela cena: Benedito Lacerda, na flauta; Canhoto, no cavaquinho; Ney Orestes e Carlos Lentine nos violões; e Russo do Pandeiro. 
.

2 comentários:

  1. Esta foto do Villa Lobos tocando cuíca está sensacional mesmo !
    O Barão já tinha me falado sobre o Bide naquela cena do "Alô alô Carnaval"; eu estava para te repassar esta informação. Ele é um grande "ás" na identificação dos personagens em fotografias antigas.
    Seu blogue está muito, você disponibiliza informações bem bacanas.
    Um grande abraço,
    Sandor

    ResponderExcluir
  2. Show!!! Parabens pelo belo trabalho que vvc vem mostrando.
    Sucesso contínuo.
    Grande abraço,
    GUIMARÃES

    ResponderExcluir