Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

As medidas


Sempre tive curiosidade de saber porque as cuicas são medidas em polegadas e não em centímetros,  unidade de medida de comprimento mais comum entre nós, brasileiros. Na verdade, todo tipo de tambor fabricado industrialmente no Brasil recebe essa base de cálculo por influência e herança das primeiras baterias importadas dos EUA, onde a unidade de medida tradicional é justamente a polegada. Com o passar do tempo, essas pessoas que importavam baterias para revender aqui no Brasil, por volta dos anos 40 e 50, se habituaram a medir os tambores assim. E mesmo depois de virarem fabricantes, produzindo, inclusive, a linha de instrumentos da música brasileira, dentre eles a cuica, o pandeiro e tamborim, por exemplo, mantiveram a polegada como medida padrão (como é o caso do Sr. Humberto, proprietário da GOPE, e quem me deu essa explicação que acabo de lhes transmitir).

A polegada é representada por este símbolo " que lembra muito as aspas, e as medidas de cuica mais comuns são de 8", 9½" e 10", que correspondem respectivamente às cuicas da foto acima. Em termos de sonoridade a medida de uma cuica influencia principalmente na variedade de notas possíveis de se extrair do instrumento. Quanto maior a cuica, maior a variedade de notas entre graves, médios e agudos que se pode tocar, ou seja, é como que se uma cuica pequena fosse um piano com poucas teclas e uma cuica grande fosse um piano com um teclado bem maior.  

Existem também cuicas de 6", que parecem "de brinquedo" ou para serem tocadas por crianças, e também cuicas fora desses padrões, geralmente antigas, fabricadas de forma mais ou menos artesanal. Um famoso fabricante de cuicas do passado chamado Arnaldo, hoje já falecido, era uma dessas pessoas que fabricava seus instrumentos numa oficina de fundo de quintal. Cuicas com medidas que hoje não se encontra mais. Um exemplo disso é o instrumento que o Mestre Marçal utiliza nesse vídeo, provavelmente uma cuica de 12". E há também casos mais extremos, como nesses registros abaixo. A foto é de uma mini-cuica feita pelo Sr. Bernardino, patriarca da Família Agogô, tradicional do carnaval paulistano. E o vídeo traz o grande Carlinhos da Cuica ao lado do Miúdo da Cuica, que chamou a atenção por fabricar cuicas de latinha, bem pequenas.


.

14 comentários:

  1. Eu fiz muitas cuícas de latas de Neston e elas dão um som muito interessante mesmo sem pele.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma de 10" polegadas e é muito boa e fácil de tira os sons.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostaria de tirar uma dúvida. Sou iniciante e minha cuica está desafinando no grave. Sempre que dou uma sequência de graves ela solta alguns médios, e fica alternando entre graves e médios, mesmo sem pressionar o couro. Alguém já teve esse problema ou conheçe a solução? Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  4. ÓLA AMIGO SOU CONHECIDO COMO ROB.LUY DA CUICA RESPONDENDO SUA PERGUNTA E SIMPRES VA AFINANDO OU SOLTANDO A AFINAÇÃO COM UM APERTO EM CADA PORTA ATÉ VC AGHAR A FINAL CERTA ISSO VAI DEPENDER DO CORO QUE VC ESTA USANDO SE FOR GROÇO OU FINO E A MESMA COISA DO GAMBITO QUE NÃO PODER SER MUITO GROSSO E O TIPO DE PANO Q VC ESTA USANDO O IDEAL SERIA O GORGURÃO DE ALGODÃO E ESTA EM ESTINÇÃO KKKK MAIS VC VAI ENCONTRAR EM PESSAÇOS PEQUENO NAS LOJAS REDENÇÃO,GOLPE E CONTEMPORANEA QUE FICA NA RUA GENERAL OSÓRIO A ULTIMA TRAVESSA DA RUA SANTA IFIGENIA DO CENTRO DE SP ESPERO TER AJUDADO ENTREI AQUI POR ACASO QUAL QUER DUVIDA ME PROCURA NO FACE COMO ROBSON AMIRATO BOA SORTE.

    ResponderExcluir
  5. Estou querendo montar uma cuica vazada de 10´´ se alguem puder me ajudar preciso das medidas como altura,largura e a largura dos aros de afinal o que vai em cima do coro eo que vai preso no corpo da cuica e quantos carão que não lembro se e 8 ou 9 obrigado pela atenção rob.luy da cuica.

    ResponderExcluir
  6. Amigo Márcio !
    No seu caso posso te garantir que isso é gambito cara !
    Quando não tão bem amarrado ela fica assim dando notas intermediárias e não tem afinação que salve cara.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Caro amigo, é simples: pegue uma TRENA, que é usada por pedreiros|marcineiros, observe que tem duas numerações, a que tem espaço menor é centímetro e os números de espaço maior são polegadas. A altura é em centímetros, meça a lateral (altura) e verifique quantos CM deu. A "boca" da cuíca é em POLEGADAS, estique a trena, passando pelo centro e você terá o valor. Por ex. Se ela tiver 30 cm de altura (lateral) e 10 polegadas de boca (reta que passa pelo centro) ela será 10" X 30cm . Espero ter sido útil, abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
  8. Paulinho, parabéns pelo trabalho. Aqui... to querendo presentear meu namorado com uma cuíca...ele é colecionador de contra baixos mas gosta mt de samba, e sambistas como Baden Powel e outro dia falou da vontade de ter uma... mas eu não entendo nada de instrumentos... gostaria de saber qual comprar... tamanho e modelo... obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vania! Olha, o ideal seria seu namorado ter a oportunidade de tocar e experimentar algumas cuicas de diferentes medidas, principalmente as de 8, 9 ou 9,5 e de 10". Essa experiência o ajudaria a identificar qual cuica o agrada mais em termos de sonoridade, etc. Mas como você quer presenteá-lo e imagino que seja uma surpresa, sugiro que você compre uma cuica de 9,5" (nove polegadas e meia) das marcas Artcelsior ou King. Ou uma cuica de 9" da Gope. Não sei se a Contemporânea e a Timbra também fabricam cuicas de 9,5 ou 9", porque são fabricantes razoáveis também. Mas olha, o tamaho ou a marca da cuica não são tão fundamentais assim. O principal mesmo que determina a qualidade do som de uma cuica é a pele e o gambito (além do cuiqueiro, é claro rs) e, infelizmente, esses itens dificilmente vêm em boas condições diretamente das fábricas. Depois de comprar a cuica seria bom você procurar um cuiqueiro experiente para ajudá-los a dar um trato no instrumento ou pedir dicas nas comunidades cuiqueisticas no facebook. Qualquer coisa também tô por aqui. Abraço grande! Valeu!!

      Excluir
  9. Bom dia. Gostaria de saber se a medida da cuíca, é com ela montada ou desmontada?

    ResponderExcluir
  10. Bom dia. Gostaria de saber detalhadamente, como é feita a medida da largura da cuíca. ( É pelo couro ou a parte interna?) (lataria)

    ResponderExcluir
  11. Bom dia. Gostaria de saber se a medida da cuíca, é com ela montada ou desmontada?

    ResponderExcluir
  12. Qual a melhor marca de cuíca e qual a diferença das polegadas? Ou qual a polegada recomendada?

    ResponderExcluir