Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

quarta-feira, 25 de março de 2015

Entrevista com Wilson das Neves sobre Mestre Marçal [por Valéria del Cueto]

Nosso homenageado na última postagem, Wilson das Neves, foi entrevistado em janeiro de 2006 pela jornalista Valéria del Cueto e contou coisas muito interessantes sobre o seu grande amigo Mestre Marçal. Trata-se de um importantíssimo registro onde podemos conhecer um pouco mais sobre esse músico extraordinário que, sem dúvida nenhuma, é e sempre será um dos maiores cuiqueiros de todos os tempos. A entrevista aborda a atuação de Marçal como instrumentista, mestre de bateria e cantor, e também traz detalhes sobre o seu fascinante jeito de ser. Destaco a seguir o trecho sobre a forma como Marçal se relacionava com sua cuíca, tratada por ele como uma Stradivarius (em alusão à famosa marca de violinos):

"(...) ele era um gentleman. Só não podia contrariar ele. Se contrariasse ele... por exemplo: a cuíca dele. Nós íamos daqui para a Alemanha e a cuíca ia no colo dele. Ele não deixava ninguém pegar. Nem despachava. Tanto é que ele dizia assim: "isso aqui é o meu Stradivarius". A cuíca era o Stradivarius dele, o violino Stradivarius dele. Era uma cuíca daquelas antigas, das primeiras, que eram feitas de barrica. E muito bem cuidada, tudo cromado. Então era o Stradivarius, não deixava ninguém pegar. Depois ele aposentou essa, pra que ela ficasse num museu, e ele comprou as mais modernas. Mas ele gostava era dessa, a Stradivarius".

A imagem abaixo, escolhida para ilustrar o áudio da entrevista, apresenta Mestre Marçal regendo a bateria da Portela. Vemos também três cuiqueiros em segundo plano, dentre os quais pude identificar o saudoso Casemiro, com sua bela cuíca de 12 polegadas.


Agradeço a Valéria del Cueto por gentilmente autorizar a publicação deste material e, acima de tudo, por sua iniciativa em realizar essa entrevista. Um verdadeiro tesouro! 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário