Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Cuíca sob medida: considerações sobre o diâmetro do instrumento


Sempre tive curiosidade de saber porque as cuícas são medidas em polegadas e não em centímetros, unidade de medida mais comum no Brasil. A razão, segundo informação que obtive do Sr. Humberto, proprietário da GOPE, é que todo tipo de tambor fabricado na indústria nacional recebe essa base de medida por influência das primeiras baterias que chegaram no país, na década de 1940, importadas dos Estados Unidos, onde a unidade de medida tradicional é justamente a polegada.

Com o passar do tempo, os revendedores das baterias norte-americanas se habituaram a medir os tambores assim no Brasil. E mesmo depois de criar suas próprias marcas e fabricar suas próprias baterias, como foi o caso do Sr. Humberto com a GOPE, produzindo inclusive a linha de instrumentos da música brasileira, como a cuíca, mantiveram a polegada como medida padrão.

A polegada é representada por este símbolo " e as medidas de cuíca mais comuns são 8", 9½" e 10", que correspondem respectivamente às cuícas da foto acima. A medida de 9" também tem sido bastante utilizada e existem também cuícas de 6" e 12" disponíveis no mercado, mas que não são de uso muito comum entre os cuiqueiros mais experientes. E há também cuícas fora desses padrões, geralmente mais antigas, fabricadas de forma mais artesanal, como as preciosidades do falecido Arnaldo, célebre cuiqueiro do Império Serrano, considerado por muitos o melhor fabricante de cuíca de todos os tempos.


O tamanho da cuíca determina questões como o peso do instrumento, por exemplo. Em termos de sonoridade, as diferentes medidas influenciam principalmente na variedade de notas possíveis de serem emitidas. Quanto maior a cuíca, maior a variedade de notas entre graves, médios e agudos que se pode tocar. Fazendo então uma comparação com o piano, uma cuíca pequena seria como um piano com poucas teclas, enquanto uma cuíca grande seria como um piano com um teclado um pouco maior. Mas é claro que a variedade de notas disponíveis em uma cuíca depende, sobretudo, da habilidade de que toca em extraí-las.
.

20 comentários:

  1. Eu fiz muitas cuícas de latas de Neston e elas dão um som muito interessante mesmo sem pele.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma de 10" polegadas e é muito boa e fácil de tira os sons.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Gostaria de tirar uma dúvida. Sou iniciante e minha cuica está desafinando no grave. Sempre que dou uma sequência de graves ela solta alguns médios, e fica alternando entre graves e médios, mesmo sem pressionar o couro. Alguém já teve esse problema ou conheçe a solução? Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  4. ÓLA AMIGO SOU CONHECIDO COMO ROB.LUY DA CUICA RESPONDENDO SUA PERGUNTA E SIMPRES VA AFINANDO OU SOLTANDO A AFINAÇÃO COM UM APERTO EM CADA PORTA ATÉ VC AGHAR A FINAL CERTA ISSO VAI DEPENDER DO CORO QUE VC ESTA USANDO SE FOR GROÇO OU FINO E A MESMA COISA DO GAMBITO QUE NÃO PODER SER MUITO GROSSO E O TIPO DE PANO Q VC ESTA USANDO O IDEAL SERIA O GORGURÃO DE ALGODÃO E ESTA EM ESTINÇÃO KKKK MAIS VC VAI ENCONTRAR EM PESSAÇOS PEQUENO NAS LOJAS REDENÇÃO,GOLPE E CONTEMPORANEA QUE FICA NA RUA GENERAL OSÓRIO A ULTIMA TRAVESSA DA RUA SANTA IFIGENIA DO CENTRO DE SP ESPERO TER AJUDADO ENTREI AQUI POR ACASO QUAL QUER DUVIDA ME PROCURA NO FACE COMO ROBSON AMIRATO BOA SORTE.

    ResponderExcluir
  5. Estou querendo montar uma cuica vazada de 10´´ se alguem puder me ajudar preciso das medidas como altura,largura e a largura dos aros de afinal o que vai em cima do coro eo que vai preso no corpo da cuica e quantos carão que não lembro se e 8 ou 9 obrigado pela atenção rob.luy da cuica.

    ResponderExcluir
  6. Amigo Márcio !
    No seu caso posso te garantir que isso é gambito cara !
    Quando não tão bem amarrado ela fica assim dando notas intermediárias e não tem afinação que salve cara.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Caro amigo, é simples: pegue uma TRENA, que é usada por pedreiros|marcineiros, observe que tem duas numerações, a que tem espaço menor é centímetro e os números de espaço maior são polegadas. A altura é em centímetros, meça a lateral (altura) e verifique quantos CM deu. A "boca" da cuíca é em POLEGADAS, estique a trena, passando pelo centro e você terá o valor. Por ex. Se ela tiver 30 cm de altura (lateral) e 10 polegadas de boca (reta que passa pelo centro) ela será 10" X 30cm . Espero ter sido útil, abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
  8. Paulinho, parabéns pelo trabalho. Aqui... to querendo presentear meu namorado com uma cuíca...ele é colecionador de contra baixos mas gosta mt de samba, e sambistas como Baden Powel e outro dia falou da vontade de ter uma... mas eu não entendo nada de instrumentos... gostaria de saber qual comprar... tamanho e modelo... obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vania! Olha, o ideal seria seu namorado ter a oportunidade de tocar e experimentar algumas cuicas de diferentes medidas, principalmente as de 8, 9 ou 9,5 e de 10". Essa experiência o ajudaria a identificar qual cuica o agrada mais em termos de sonoridade, etc. Mas como você quer presenteá-lo e imagino que seja uma surpresa, sugiro que você compre uma cuica de 9,5" (nove polegadas e meia) das marcas Artcelsior ou King. Ou uma cuica de 9" da Gope. Não sei se a Contemporânea e a Timbra também fabricam cuicas de 9,5 ou 9", porque são fabricantes razoáveis também. Mas olha, o tamaho ou a marca da cuica não são tão fundamentais assim. O principal mesmo que determina a qualidade do som de uma cuica é a pele e o gambito (além do cuiqueiro, é claro rs) e, infelizmente, esses itens dificilmente vêm em boas condições diretamente das fábricas. Depois de comprar a cuica seria bom você procurar um cuiqueiro experiente para ajudá-los a dar um trato no instrumento ou pedir dicas nas comunidades cuiqueisticas no facebook. Qualquer coisa também tô por aqui. Abraço grande! Valeu!!

      Excluir
  9. Bom dia. Gostaria de saber se a medida da cuíca, é com ela montada ou desmontada?

    ResponderExcluir
  10. Bom dia. Gostaria de saber detalhadamente, como é feita a medida da largura da cuíca. ( É pelo couro ou a parte interna?) (lataria)

    ResponderExcluir
  11. Bom dia. Gostaria de saber se a medida da cuíca, é com ela montada ou desmontada?

    ResponderExcluir
  12. Qual a melhor marca de cuíca e qual a diferença das polegadas? Ou qual a polegada recomendada?

    ResponderExcluir
  13. Existe uma dificuldade maior em tocar cuicas de diferentes tamanhos tenho uma de 8 e tenho dificuldades em tirar o som mais agudo

    ResponderExcluir
  14. Caros, comprei uma cuica bem simples e pequena mas nunca toquineste instrumento. Foi paixão à primeira escutada. Moro na Cidade de São Paulo e gostaria de saber se vocês teriam alguma indicação de alguém que ensine a tocar cuica por aqui. Obrigado

    ResponderExcluir
  15. Hola boas, o primeiro pido disculpas porque eu falo galego, non brasilero.
    Estou nunha batucada e quero tocala cuica (non temos ninguén que saiba tocala e estou aprendendo pola miña conta). Temos dúas cuicas e non sei cal é máis adecuada pra min. A mí ha dúbida é: o tamanho da cuica afecta ao volumen?

    ResponderExcluir
  16. boa tarde, gostaria de saber se há muita diferanca entre a cuíca de 6 polegadas e a de 8 para um iniciante

    ResponderExcluir
  17. Boa noite. Qual tamanho exato de uma cuíca de 6 polegadas?

    ResponderExcluir
  18. tenho uma 6 porém e dificil tirar a o agudo, eo tamanho ou afinação que não permite ? lembrando que sou iniciante

    ResponderExcluir