Encontrei ontém nuns guardados aqui em casa uma matéria do
Jornal do Brasil falando sobre o
Curtume São Sebastião. Foi escrita pelo jornalista Múrcio Bezerra e publicada no dia 1º de fevereiro de 2004. Resumi o texto nas partes mais interessantes.
Vejam que bacana!
|
Jornal do Brasil (01/fev/2004) |
Um curtume do barulho entra no maior cartaz nessa época do ano, quan- do se transforma no prin- cipal pronto-socorro de cuicas furadas, tamborins estropiados, repiques que- brados e bumbos velhos de guerra. É no curtume São Sebastião, na Rua Doutor Alberto Torres, 2003, em Porto Velho, São Gonçalo, que desde 1930 funciona uma ofici- na de consertos de ins- trumentos de percussão conhecida por dez entre cada dez mestres de bateria das escolas de samba do Rio. (...) Aqui só uso os couros de cabra, bode e cabrito que vêm do Nordeste - diz Nílton Rocha Lopes, viúvo, 71 anos, dono do curtume herdado de seu pai. (...) Nílton também vende couros curtidos e já cortados no tamanho adequado a cada instrumento. Devoto de São Sebastião - há uma imagem do santo, sempre iluminada com luz vermelha dentro do curtume - ele reza para que o tempo fique ensolarado até o carnaval. Precisamos do sol para secar os couros. Sem sol, tenho medo de não dar conta dos pedidos - diz ele, que não está aceitando mais encomendas para este carnaval. Antes de ficar um dia sob o sol, os couros passam dois dias mergulhados numa solução de ácido sulfúrico e alume de potássio. De lá, passam para um tanque com cloro. Em seguida, um funcionário raspa os pelos do couro. As peles, então, são esticadas, pregadas em tábuas e postas para secar. A última fase é a do corte. Um couro de cabra, bode ou cabrito só dá pra fazer um bumbo. (...) Nílton só assiste aos desfiles das escolas de samba pela televisão, em Araruama, para onde vai descansar uns dois dias antes de voltar a preparar os couros para o desfile das campeãs. E diz que o serviço nessa época do ano é duro, mas compensa, porque é preciso acumular dinheiro para enfrentar a fase das vacas magras - ou, no caso, das cabras.
Fotos do Curtume São Sebastião:
Oficina
Peles de cabra antes do curtimento
Peles já curtidas sendo preparadas para secar ao sol
Peles já curtidas secando ao sol
Peles curtidas secas prontas para o corte
Peles já cortadas prontas para o uso
fala Paulinho mais uma vez parabéns pela matéria forte abraço
ResponderExcluirLinda matéria.
ResponderExcluirExcelentes esclarecimentos, não basta somente tocar é preciso entender o que se toca☝♪
ResponderExcluirExcelentes esclarecimentos, não basta somente tocar é preciso entender o que se toca☝♪
ResponderExcluirOnde posso comprar peles para percussao no rio? Sou chilena e precisso comprsr psra 5 djembe e 3 dundunes.
ResponderExcluirObrigada cualquier dica.
Onde posso comprar peles para percussao no rio? Sou chilena e precisso comprsr psra 5 djembe e 3 dundunes.
ResponderExcluirObrigada cualquier dica.
muito interessante,
ResponderExcluirvaleu paulinho
NÃO TEM PRA NINGUÉM!!! QUANDO O ASSUNTO É COURO PRA CUÍCA, BANJO, SURDO OU PANDEIRO. CURTUME SÃO SEBASTIÃO, EM SÃO GONÇALO. VOLTOU E, JUNTO COM ELE, TODA A TRADIÇÃO DO EMPACHAMENTO À MODA ANTIGA. TEM GOURGURÃO, E, TEM COURO DE CABRITO CURTIDO COM TÉCNICA VINDA PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX, PELOS ESPANHÓIS, PAI DO SAUDOSO E QUERIDO SEU NILTON. O CURTUME ESTÁ SOB ADMINISTRAÇÃO DO GRANDE NILTINHO, BOTAFOGUENSE DE PRIMEIRO CALADO. FUNCIONAMENTO: DAS 08H ÀS 17H. DE SEGUNDA A SÁBADO.
ResponderExcluir