Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

sábado, 25 de setembro de 2010

Música 1 - Águas de Março

Além de textos e vídeos interessantes sobre cuica, vou postar também algumas músicas aqui no nosso blog. E para inaugurar as postagens musicais, trago uma gravação incrível do Trio Mocotó onde o Fritz Escovão sola na cuica a música Águas de Março, de Tom Jobim. Boa audição!


.

6 comentários:

  1. Muito bom!!

    Adorei o blog, vou continuar frequentando!

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Serás sempre bem-vindo Leitz!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Mandou bem nesse blog... iniciativas assim que engrandecem nossa musica.

    ResponderExcluir
  4. Única palavra pra isso... "surreal".
    Viva mestre Fritz!
    É lindo demais, emoção e flordapele.

    ResponderExcluir
  5. Ei, Paulinho, já tentou usar os quatro dedos juntos da esquerda para fazer os semi-tons? Assistindo uns vídeos do Osvaldinho da Cuíca presumo que saquei como ele faz, e fui tentando, tentando, até que consegui tirar algumas notas, mas depois minha vida embolou de tal forma que não tive mais tempo para estudar o instrumento. Se você assistir com atenção ao vídeo do Osvaldinho que foi postado no blog creio que num determinado momento dá pra perceber como ele tira os médios, e daí é só praticar, creio eu humildemente. Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. BELEEEZA, ESCOVÃO.......PARABÉNS. TOU TENTANDO TIRAR ESSA E OUTRAS MUSICAS NA MINHA CUÍCA. ABRAÇO

    ResponderExcluir