Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

domingo, 28 de novembro de 2010

Vídeo 3 - A cuica (Documentário de 1978)

O vídeo dessa postagem é um documentário chamado "A Cuica – Instrumentos da Música Popular Brasileira", filmado em 1978, com direção de Sérgio Muniz e produção de Thamaz Farkas. O vídeo é protagonizado pelo ilustríssimo Osvaldinho da Cuica, na ocasião com aos seus 38 anos de idade. Aparecem também ritmistas da escola de samba Mocidade Alegre da Casa Verde em algumas cenas, dentre eles, um cuiqueiro chamado Alaor, ao lado do Osvaldinho. Registros preciosos!



*este vídeo foi uma indicação do amigo Thiago F. Obrigado Thiago!
.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Ovídio Brito (1945 - 2010)


Ovídio Moreira Brito

A cuica hoje chora de saudade. Ovídio Brito, grande músico e acima de tudo um autêntico sambista, cumpriu o seu papel e partiu para encontrar outros bambas no céu. Sem dúvidas, foi um dos maiores cuiqueiros da história e certamente o principal em atividade até então. Ovídio participou de inúmeras gravações em discos dos principais nomes da música brasileira, tocando diversos instrumento de percussão, mas a cuica era a sua marca maior. Há dois anos gravou seu próprio disco, desta vez como cantor. Ficam os registros e a memória deste cuiqueiro que tocava com tanta alegria e ainda tinha tanto a nos ensinar.



P.s.: Dia 22 de novembro, dia do músico.
.

domingo, 21 de novembro de 2010

Me empresta a sua cuica?

Se existe um momento desagradável na vida de qualquer cuiqueiro, ou pelo menos para a maioria, é quando alguém pede para tocar “um pouquinho” a sua cuica. Pior ainda se quem faz pedido é uma pessoa desconhecida. Confesso que já cometi o erro de pedir cuica emprestada uma vez, mas foi a primeira e última. Depois de ter feito o indecoroso pedido ao cuiqueiro, fui indagado por ele se eu sabia mesmo tocar cuica. Eu disse que sim e ele imediatamente retrucou com a seguinte frase: então você devia saber que cuica não se empresta! Nunca mais me esqueci dessa lição e passei a utilizar essa tática pra me livrar dos pedintes “sem cuica” que às vezes me aparecem.

O que justifica esse dilema a respeito de deixar ou não alguém tocar a sua cuica é o fato de que a relação entre um cuiqueiro e o seu instrumento é de pura intimidade. Algumas coisas na cuica são muito delicadas e exigem um cuidado especial por parte de quem a manuseia. São detalhes que, em geral, cada cuiqueiro desenvolve de uma maneira muito pessoal. Os cuiqueiros gostam até de brincar dizendo que "cuica é igual mulher, cada um cuida da sua". Nessa ótica, um relacionamento monogâmico, de fato.

E, além da maioria dos cuiqueiros não gostarem de emprestar sua cuica pra alguém, também é muito comum encontrar cuiqueiros que não tocam de jeito nenhum outra cuica que não seja a sua. Porque ele sabe que provavelmente encontrará um instrumento muito diferente do seu, preparado de acordo com as preferências do outro cuiqueiro, o que pode dificultar a execução, o impedido de extrair a sonoridade que mais lhe agrada.

Geralmente, enquanto estamos tocando e, principalmente, quando outra pessoa está tocando a nossa cuica - emprestada a contragosto, diga-se de passagem - nossa maior preocupação é com o gambito. O gambito, para quem não sabe, é aquela vareta de bambu presa no centro da pele. Por ser muito frágil, é normal que se quebre em algum momento. No entanto, por mais comum que isso seja, é sempre muito decepcionante quando acontece. Inclusive, dizem que a sensação de quebrar o gambito é pior do que broxar com a mulher amada, e quebrar o gambito da cuica alheia é pior do que broxar com a mulher dos outros. Enfim, resumindo, cuica não se deve emprestar e nem pedir emprestado.
.

domingo, 14 de novembro de 2010

Música 3 - Cuica Manhosa

Desta vez apresento a música Cuica Manhosa, interpretada por Osvaldinho da Cuica, um dos maiores especialistas em solar melodias no instrumento musical exaltado neste blog. Essa música é a última faixa do disco Preto no Branco, gravado pelo Osvaldinho em 1985.



.

domingo, 7 de novembro de 2010

1º CUICARIOCA

Creio que a maioria dos amantes da cuica não soube do evento que dá título a esta postagem, mas trata-se do 1º Cuicarioca, um encontro de cuiqueiros realizado há exatos dois meses na cidade do Rio de Janeiro. Estavam presentes mais de cinquenta cuiqueiros de diferentes escolas de samba do Rio e alguns vindos também de outras cidades, como São paulo e Brasília, por exemplo. Dentre os membros da comissão organizadora estava o senhor Jovenito Marcelino, também conhecido como Sr. Jovem, a quem coube saudar e agradecer a todos pela presença e contribuição ao evento. Quanto às pessoas que não puderam comparecer, têm agora a oportunidade de ver neste vídeo alguns momentos da festa. Até o próximo Cuicarioca!

.