Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

sábado, 30 de abril de 2011

Blog do Cuica Play


Conheci o Blog do Cuica Play a um tempinho e procuro sempre acompanhar as postagens mais recentes. No dia 31 de março o Luciano - responsável pelo blog - publicou uma postagem sobre o Theo da Cuica e isso me instigou a procurar mais postagens sobre outros cuiqueiros no arquivo do blog. É que o Blog do Cuica Play, apesar do nome, não fala apenas sobre cuica, mas sim sobre percussão de uma maneira geral. As postagens são ricas em fotos, vídeos, músicas e textos, sempre enaltecendo valores da música brasileira e internacional, que dificilmente receberiam a atenção na grande mídia como neste trabalho realizado pelo Luciano. Além da ótima postagem sobre o Theo, encontrei também uma sobre o sr. Zeca da Cuica, outra sobre um jovem sambista de São Paulo chamado Tito Amorim e uma sobre o grande Ovídio Brito. Bom, mas pra começar, acho legal que todos vejam a postagem sobre o próprio Luciano Cuica Play e conheçam um pouco mais sobre este camarada que faz esse belo trabalho em nome da percussão e de todos os percussionistas. Seguem as postagens:


Dêem uma olhada também em tudo do blog porque tem muita coisa legal! Por exemplo, a postagem sobre o maestro Luciano Perrone, já citado aqui algumas vezes. Tem outra muito bacana também sobre o Don Chacal, que para minha surpresa, aparece tocando cuica numa foto. Sabia que ele era um grande percussionista, mas que também tocava cuica, não. Infelizmente o Don Chacal faleceu a pouco tempo e merece muitas homenagens como essa do Cuica Play.

É isso pessoal, tá aí a dica. Aproveitem!

6 comentários:

  1. Paulinho, no "corre-corre" do dia a dia... Ainda não tinha visto essa matéria que fez sobre mim e o Blog do Cuica, meu irmão Luiz Cláudio quem localizou a matéria e me passou, to muito emocionado, nesse momento e feliz com o desempenho pela Musica Brasileira, e como você bem disse, juntos divulgarmos e fazer-se entender esse instrumento tão rico e maravilhoso, como a Cuíca. Obrigado e tamo junto. Muito Obrigado pelas palavras. Abço. Luciano Cuica Play.

    ResponderExcluir
  2. Olha o Cuica na rede ai gente... que massa!

    Parabens!

    ResponderExcluir
  3. Isso ae Cuíca Play!!! A Musica Percussiva Brasileira agradece.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. A Massa quer som!!! Cuica neles.
    Parabens pelo belo trabalho Cuica.!
    Abs

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ao blog, e também ao grande amigo, lu andrei cuica play.
    Este cara é fera na cuica, percussão e também na divulgação da música e músicos.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Paulinho!!! vc é gente boa d+!!! Com isso acabei ligando para o Tito Amorim pois moro próximo a ele!!! tá vendo mundo pequeno... Ele é humildade em pessoa!!!vlw!!

    ResponderExcluir