Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Dia Nacional da Cuíca [21 de abril]

Hoje é o "Dia Nacional da Cuíca", uma data que apesar de ser extra-oficial, é reconhecida e celebrada pelos cuiqueiros e cuiqueiras de todo o Brasil. Inclusive, hoje, no Rio de Janeiro, haverá uma festa na quadra da escola de samba União de Jacarepaguá, à partir das 13:00 horas.

E para não deixar essa data tão especial passar em branco por aqui, selecionei um samba de Haroldo Lobo e Wilson Baptista intitulado Como se faz uma cuíca, que é um verdadeiro documento histórico do nosso instrumento. Lançada em 1944 pelo conjunto vocal Anjos do Inferno, essa é uma das poucas composições cuja temática é especificamente dedicada à cuícaO título é instigante por si só, mas ao longo da letra é que a preciosidade deste belo samba fica de fato evidente.


COMO SE FAZ UMA CUÍCA
(Horoldo Lobo e Wilson Batista)

Um pedaço de pau
Um pedaço de couro numa barrica
É assim que se faz um cuíca

Depois de tudo acabado
Vem outra observação
Arranje um pano molhado
Pra fazer a marcação

Venham ver como é que o samba fica
O piano é de nobre
E o instrumento de pobre é a cuíca

.

6 comentários:

  1. Parabéns pelo blogue, muito interessante as postagens.

    Não sei se você conhecem imagens do filme Alô, Alô Carnaval, de 1936, em que Aurora Miranda canta com o Regional do Benedicto Lacerda o "Molha o pano", música que fala sobre a cuíca, então estou enviando um link:

    http://www.youtube.com/watch?v=fVidhHZfbrw


    Não identifiquei o cuiqueiro que está tocando com eles, mas estão alí grandes figuras da música brasileiras, como Canhoto, no cavaquinho, Russo do Pandeiro e Benedicto Lacerda, na flauta.

    Cordialmente,

    Sandor Buys

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha Sandor!!!
    Não conhecia essa música não.
    E o vídeo é espetacular! Que barato!!!

    Muito obrigado meu amigo! Vai pro blog já já.

    Abraço!

    Paulinho

    ResponderExcluir
  3. PARABENS PELO BLOGUE SHOOOOW !!! E AGUARDAMOS VOCES NO NOSSO ENCONTRO, QUE SERÁ O 8º ENCONTROS DAS CUICAS, NA QUADRA DA UNIÃO DE JACAREPAGUÁ, ESTRADA DO CAMPINHO Nº 440, NESTE SÁBADO DIA 21 DE ABRIL DE 2012 ! VALEUUUUUU ESTE BLOGUE ESTA SHOOOW !!! e nossa Luta agora será para colocar esta data no calendário do Carnaval Carioca, Vivaaa o DIA NACIONAL DA CUICA, SALVE SÃO JORGE ! abraços do Luizinho da Cuíca

    ResponderExcluir
  4. O texto abaixo é do nosso amigo, companheiro e Historiador Dr. Hiran Araujo:


    Luizinho da Cuíca,



    Sobre a cuíca escrevi: O surgimento da cuíca é bastante antigo. Segundo pesquisas que fiz, a cuíca já era utilizada em festividades dos povos serracenos, habitantes do deserto, a Síria, Arábia, Mouros desde os séculos I e ll a.C.

    O instrumento simpático conquistou vários países de Cuba a Romênia, Holanda, Portugal, com nomes diferentes – como Rouca em Portugal, Buha na Romênia e Pouti-Pouti na Itália.

    No Brasil também é conhecida como Omelê aqui no Rio, Tambor-Onça no Maranhão, Roncador no Pará, Adulfo em Alagoas.

    No Brasil colonial era comum encontrar mendigos nas ruas pedindo esmolas com o instrumento. Não parecia nada com a cuíca de hoje, mas foi o escravo que a popularizou nos batuques das senzalas e terreiros.

    Em 1928, a Deixa Falar a empregou pela primeira vez nas baterias.

    Eles vem sempre com os ritmistas na frente, e gostam de imitar o som de gargalhadas.

    A data extra-oficial foi criada pelos próprios cuiqueiros no dia 21 de abril.

    A cuíca na bateria funciona como o violino numa orquestra, por isso o saudoso mestre Marçal um dia, no avião, se recusou a largar a sua cuíca que trazia carinhosamente no colo, dizendo: “é meu stradivirus”.

    A cuíca é um instrumento em extinção?

    Já a algum tempo vem sendo desestimulado o seu uso, ela agoniza, mas não morre.

    Calculamos que temos atualmente 120 cuiqueiros nas Escolas – 20 por Escola e um reveza com o outro.



    Aguardo você e equipe lá na quadra do Unidos de Jacarepaguá, apoiando um momento que é meu, nosso e de todos que amam o samba.

    Estarei lá, justificando a importância da criação do Dia Nacional da Cuíca.



    Um abraço,



    Hiram Araújo

    Diretor Cultural

    Centro de Memória do Carnaval

    LIESA

    PS.: Obrigado pelo apoio, grande abraço, Luizinho da Cuica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheço o samba "Como se faz uma cuíca" desde menino (sou de 1939, viu?), ouvindo minha mãe cantar. Tinha nenhuma referência. Precisava citar e fui ver os autores em sua página. Muito obrigado!
      Referência feita em http://cadikimdicadacoisa.blogspot.com.br/2014/07/nas-letras-de-nossas-cancoes-como-se.html

      Excluir