Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

sábado, 23 de abril de 2011

Vídeo 7 - Molha o pano

Por indicação do amigo Sandor Buys, este post traz imagens preciosas da cantora Aurora Miranda e o Regional do Benedito Lacerda interpretando mais uma música relacionada à cuica: Molha o Pano, da autoria de Getúlio Marinho e Cândido Vasconcelos. Encontrei um texto muito bacana sobre Getúlio Marinho, que foi um personagem importante na história do samba, lá no início de tudo, mas é pouco citado por aí. Vale a pena ler! Quanto ao Cândido Vasconcelos, procurei e não encontrei nada. Mas achei uma descrição da cena com a Aurora Miranda que diz o seguinte:

Aurora, a irmã também famosa de Carmen Miranda, aos 20 anos de idade teve dois números cantados, um com Carmen, no filme brasileiro "Alô Alô Carnaval" produzido pela dupla Waldow/Cinédia em 1935, lançado em 1936. Aqui, a graciosa apresentação de seu número nesta produção com o samba "Molha o Pano", de Getúlio Marinho e Cândido Vasconcelos com acompanhamento do Grupo Regional de Benedito Lacerda. Um raro documento histórico da época em que o samba se popularizava. Bom divertimento. 


Molha o Pano
(Getúlio Marinho e Cândido Vasconcelos)

Molha o pano
Pega na cuica
Puxa certo e com cadência
Veja o samba como fica

Fui num pagode
A família deu o não
Aqui não se quer cuica
Porque não é barracão

Fiquei sentida
Coragem! Gritou meu mano
Quem é rico paga orquestra
E quem é pobre molha o pano

Refrão

É um abuso
E por demais autoridade
Fazer pouco em quem é pobre
Só por ter felicidade

Não fiz barulho
Porque me julgo decente

Tratei de molhar o pano
E gritei “vamos em frente!”


É interessante observar que a música publicada na última postagem, Como se faz uma cuica, traz um verso onde se diz que "o piano é de nobre e o instrumento de pobre é a cuica", e agora vemos ser dito que "quem é rico paga orquestra e quem é pobre molha o pano". Antes que alguém se sinta ofendido, acredito que esses versos não tenham sido criados com a intenção de inferiorizar o nosso estimado instrumento musical e nem a nós, seus instrumentistas. Essa polaridade entre o que é de rico e o que é de pobre, onde a cuica aparece ligada à pobreza, evidentemente representa uma série questões econômicas e sociais, o que não cabe agora aprofundar. Mas vale refletir sobre o quanto os cuiqueiros pioneiros sofreram discriminação para firmar a cuica no cenário artístico nacional, a ponto de poder desfrutar a situação de maior aceitação em que a cuica se encontra hoje. Embora ainda exista discriminação.
.

3 comentários:

  1. Oi Paulinho,
    Eu acho que aquele verso é "coragem ! Gritou meu mano". Você, por acaso, sabe que é cuiqueiro do vídeo ?

    ResponderExcluir
  2. Pode crer Sandor... assim faz mais sentido. Vou alterar lá.

    Infelizmente não sei quem é aquele cuiqueiro.
    E vai ser muito difícil descobrir.

    Valeu irmão!

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo Blog.
    O grande sambista que aparece tocando a cuica, é o Mestre Alcebiades Barcelos, o nosso popular Bide.
    Compositor e Batuqueiro da mais nobre estirpe.

    Paulo Mathias

    ResponderExcluir