Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

sábado, 18 de junho de 2011

Por que não "cuiquinista"?

Imagino que a maioria dos visitantes deste blog não lêem os comentários que o pessoal faz em algumas postagens. Eu mesmo não tenho esse costume quando acesso outros blogs, mas tenho a obrigação de ler todos os comentários feitos aqui e na semana passada o amigo Islan Scape me fez uma pergunta que acredito ser do interesse de todos. Não soube muito bem o que dizer sobre essa questão, mas achei um bom tema pra gente debater. Alguém sabe a resposta?


10 comentários:

  1. Paulinho, sou o Brito do Samba de Terreiro de Mauá, e gostaria de complementar a sua resposta. Fora os exemplos que forão colocados,muito inteligente de sua parte,(batuqueiro,partideiro, macumbeiro......)
    Temos tambêm outro porque.
    Ex: Quem toca cavaquinho é cavaquinhista
    Quem toca piano é pianista, ou seja , o nome que se dá, está sempre seguindo o radical da palavra,"N" ou "NH"que se repete.
    No caso da CUÌCA, não poderiamos dizer outra palavra se não CUIQUEIRO, já que não temos "N" e nem "NH" no radical da palavra.
    Enfim ........Batuqueiro, Partideiro E CUIQUEIRO é tudo coisa de sambista maloqueiro.........kkkkkkk
    Espero ter somado, parabens Paulinho por éssa dedicação á nossa tão amada cuíca
    Ass: Brito da cuíca

    ResponderExcluir
  2. Valeu Brito!

    ...mas meu amigo, entendi o lance que vc falou da palavra ter a letra N ou NH, como piano e cavaquinho. Mas um dos exemplos que eu dei tb tem N, que foi SANFONA e, no entanto, quem toca é o sanfoneiro. Exceção à regra?

    Qualquer hora apareço aí no Terreiro de Mauá! Abraço forte!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Paulinho
    Quando me referi ao "N e NH" éra somente em relação ao radical da palavra, e não de sea terminação(EIRO ou ISTA)
    Piano..........pianista.........as duas palavras
    (Tanto o artigo quanto o sufixo) contem o "N".
    O artigo Cuíca não têm a letra "N" em seu radical,porisso não podemos falar "cuiqunista"
    A lingua partuguesa é muito compléxa,o que podemos fazer é pesquisar,para saber o por que e quando usamos a terminação (EIRO ou ISTA)só de curiosidade e para enrriquecer ainda mais esse BLOG que já é fantástico por si só
    Valeu cumpade, estamos t esperando no Terreiro de Mauá
    Abço
    Ass: Brito da cuíca

    ResponderExcluir
  4. Olá Brito
    Você colocou muito bem quando disse que: A Língua Portuguesa é muito complexa. Veja bem, o individuo que toca Contrabaixo (não tem terminal N e nem NH)chamamos ele de CONTRABAIXISTA e não Contrabaixeiro, e agora ? Brito eu só não entendi quando você disse, Batuqueiro, Partideiro E CUIQUEIRO é tudo coisa de sambista maloqueiro.Não entendi, me desculpa.

    Ass:Islan Scape

    ResponderExcluir
  5. Pedindo licença para entrar na discussão, acho que o termo cuiqueiro é mais apropriado porque, diferente de instrumentos de corda, sopro ou mesmo de percursdsão, o cuiqueiro deve tirar e "fabricar" o som na sua cuíca. é a diferença de puxada, de press~]ao no couro e uma série de nuances que outros instrumentos não possuem, porque vem com uma escala ou afinação determinada. Logo, o tocador de cuíca "fabrica" suasnotas e acordo com sua habilidade e por esse motivo, pelo ato de fabricar suas notas, acho que o melhor termo seria cuiqueiro.
    abraço a todos!

    ResponderExcluir
  6. Olá Antônio Miranda, seja bem-vindo a esta saudável e democrática discussão sobre este polêmico tema. Eu creio que a sua presença com certeza vai nos ajudar a chegarmos a uma conclusão definitiva.
    Eu entendi a sua explicação sobre o assunto, mas aí surge a seguinte dúvida. O tocador de Pandeiro, a exemplo do da Cuíca, cria, tira ou“fabrica” diversas notas ou sons também, e portanto é chamado de Pandeirista e não Pandeireiro, Porque ?

    ResponderExcluir
  7. Olá Paulinho, boa tarde. Você acredita que estamos desde o dia 12 de junho do ano passado sem ter uma resposta plausível que venha realmente responder a clássica pergunta, POR QUE NÃO CUIQUINISTA"?.
    Onde estão aqueles bravos amantes desta dama chamada CUÍCA? Onde estão aqueles guerreiros capazes de tirar sons envolvedores com sabor de misticidade da dama CUÍCA ? Paulinho, eu acho que só eles podem dar uma explicação compreensível e finalmente elucidar de uma vez por toda a pergunta que não quer calar, POR QUE NÃO "CUIQUINISTA" ?

    ResponderExcluir
  8. Pois é Islan, veja só o que você causou... kkkkk!!! Mas isso que é bom! A cuíca é um instrumento cheio dessas coisas. Um pensa uma coisa, outro pensa outra coisa, e tudo sobre a mesma coisa...rs! Viva todas as coisas!! Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia a todos.... Por alguns meses estive morando no Rio de Janairo, em Santos .....mas agora voltei...e para minha surpresa o debate continua........isso é bom ....temos pessoas formadoras de opinião e que defende as suas teses com garra e é com essa mesma garra que devemos defender nossas culturas
    Rspondendo ao nosso amigo Islan............Batuqueiro, partideiro e cuiqueiro é coisa de sambista maloqueiro, foi só uma brincadeira....não tinha base explicativa de nada.
    Agora dizendo para todos os que curtem e acompanha o Blog....resumidamente, esquece de tudo que eu já falei pois é muito complexo........o negocio é simples.......a palavra pura ( Cuíca ) Não tem a letra "N" logo a palavra que denomina quem toca tambem ...NÃO...poderá haver a letra "N"
    Fora isso, Nós defendemos nossa cultura e principalmente tudo relacionado ao samba, que devemos concordar, já está deturpado de mais.............em minhas pesquisas e vivencias com grandes nomes do Samba, como por exemplo...XANGO da Mangueira,Seu Delegado, Waldir 59, Monarca da Portela, Tia Surica, Jorjinho da Império dentre outros...que tivemos a honrra de conhecer e até mesmo conviver um pouco....nunca ouvi sair de suas bocas outra palavra se não (CUIQUEIRO).....sendo assim, nós que estamos na linha de frente da resistência cultural e que sabemos a dificuldade que é preservar nossa cultura que a cada dia é jogada no lixo por grandes midias em massa, devemos mos juntar para preservar a originalidade da mesma.........
    Valeu Paulinho Bicolor pelo Blog...........qualquer dia iremos nos conhecer pessoalmente ......mas em quanto não chega a oportunidade.......fika ai meu cel e meu rádio para contato
    (011) 78811237...........86*17685....ass:Brito da Cuíca

    ResponderExcluir
  10. Olá Brito Mar, que bom ter você de volta neste debate mais que democrático de livre expressão.
    Quanto aquela brincadeira está devidamente explicada, ela não tinha nenhuma base explicativa.
    Realmente o negócio é simples, como você mesmo acima relatou, a palavra CUICA não tem a letra “N” logo o executante “NÃO” poderá haver a letra “N”. Vejamos então o seguinte : o executante de uma bateria ( não tem o N) chama-se Baterista, aquele que domina instrumentos de percussão (não tem N) é chamado de Percussionista, e muitos outros exemplos pode ser colocado aqui mostrando o contrario do que você citou. Meu caro Brito, a questão não está na presença ou não da Letra N, e sim na palavra ISTA ( sempre usado para o executante ) Piano,pianista, trombone , trombonista, Pandeiro, Pandeirista, violão, violonista, e etc.. Enquanto o sufixo EIRO é na sua grande maioria destinado
    ao fabricante do objeto. Ex: sapateiro, pedreiro, costureiro e etc.....Uma das maneiras de empreender uma verdadeira resistência culturalde de preservação, também em defesa aos ritmos negros como em especial o SAMBA,´é não dar brechas a qualquer tipo de Mídia para que elas deixem de imaginar que nós sambistas somos analfabetos, desletrados, ignorantes ,fato que vem ocorrendo desde do tempo que muitos sambistas apanhavam da policia pelo simples fatos de estar portando um violão ou qualquer um outro instrumento percussivo. Esta frase interrogativa “ CUIQUINISTA OU CUIQUEIRO ?“não fui eu que criei. A alguns anos atrás eu ouvi de um radialista na TV, no momento de um desfile na Marques de Sapucaí, aí o outro radialista respondeu “ Não esquenta a cabeça “Em Escola de Samba vale tudo “ Eu nunca mais esqueci deste fato. Vamos juntos lutar para sermos respeitados.

    Um forte abraço Brito

    ResponderExcluir