Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

domingo, 20 de novembro de 2011

Origem africana

A associação entre cuica e África é impossível de não ser feita. Dentre as diversas versões que explicam a origem da cuica, há quem diga que se trata de um instrumento originalmente africano, trazido para o Brasil pelos negros aqui escravizados. Hoje se celebra o dia da consciência negra, 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, e essa postagem é uma forma de homenagear o maravilhoso legado cultural deixado no Brasil pelos povos africanos

Encontrei alguns registros que mostram o uso de instrumentos similares à nossa cuica em países da África, como essas fotografias e o vídeo mais baixo. As fotos foram tiradas no Congo, segundo o blog onde as encontrei. Já o vídeo, não pude identificar de onde é, mas o que realmente interessa nele não são as imagens, e sim a música, que é incrível! Várias "cuicas" soando juntas.










Uma história interessante sobre a suposta origem africana da cuica foi contada pelo amigo Dr. Kuika, num comentário que ele deixou aqui no blog. Segue um trecho do que ele disse:

"(...) alguns anos atrás me deliciei com esta história e acredito que seja verdade. Em uma cidade chamada Djibouti havia uma tribo de negros denominada Somalis e outra Afar. Eles realizavam um culto onde existia um instrumento chamado kuitá, nos mesmo moldes de nossa cuica. Era o assentamento de um orixá denominado Barä (Exú), e esse instrumento era feito de uma árvore oca chamada catombé, onde era colocada a pele do animal sacrificado no ritual e colocadas duas hastes de madeira em seu interior. Com a chegada do homem branco e o inicio da escravidão, alguns somalis e afar vieram para o interior de Minas Gerais. Para se manter o culto e ritual, como não existe catombé no Brasil, eles passaram a usar os barris de rum e/ou azeitona para fazer o Kuitá, que hoje nós chamamos de cuica."
.

2 comentários:

  1. é isso ai querido sempre inovando sobre este instrumento maravilhoso parabéns forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Gostei da explicaçao do Dr Kuila, mas eu duvido sobre o fato que tinha o culto dos orixas até na ethiopia.
    o vodun e os orixas sao religioes do reino do dahomé e do nigeria.
    Tambem acredito que nao tive muitos escravos de la que foram no brasil.
    Do que eu sei, a ethiopia nunca foi realmente colonisada...
    e os escravos partia tudos das praias do golfo da guinea...

    teria que pesquisar...

    ResponderExcluir