Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

sábado, 24 de março de 2012

Confederação de Cuiqueiros do Japão

Não é surpresa pra ninguém que japonês adora samba, mas vejam só que maravilha a forma como a cuica é tratada lá no outro lado do mundo, graças a iniciativas como esta da cuiqueira Kazumi Shimizu e seus amigos, que fundaram a Confederação de Cuiqueiros do Japão.


A Confederação de Cuiqueiros do Japão tem o propósito de melhorar a visibilidade da cuica no Japão e a troca de conhecimento entre os cuiqueiros. Foi criada em 08 de agosto de 2008 por Kazumi Shimizu e o G.R.E.S.Saúde e oficialmente batizada em 15 de dezembro de 2011, quando também foi inaugurado o site oficial. Serão realizadas atividades como reuniões para a prática do instrumento, o Festival de Cuica em Tóquio e intercâmbio de cuiqueiros, além de coleta e transmissão de informações sobre a cuica, instrumento musical originado no Brasil.

Isso é mais ou menos o que diz o texto contido na página inicial do site da Confederação japonesa. É bom demais saber que pessoas de uma cultura tão diferente da brasileira se identificam com tanto carinho ao instrumento musical que nós defendemos aqui no Brasil. Temos o Cuicarioca no Rio de Janeiro, a Confraria da Cuica em Porto Alegre, o Clube da Cuica em Fortaleza, tantos excelentes cuiqueiros em São Paulo, Florianópolis, Belo Horizonte e espalhados por todo o Brasil, mas saber que essa corrente cuiquística vai ao extremo do globo é bom demais! E para comprovar que lá no Japão eles realmente estão botando a cuica pra chorar, vejam que bacana esse vídeo da Festa da Cuica 2011.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário