Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

sábado, 26 de maio de 2012

Eu não gosto de cuica!

Quem já ouviu alguém dizer que não gosta de cuica? Pois bem meus amigos, por mais inacreditável que isso possa parecer, essas pessoas existem. Na verdade, a cuica é um exemplo clássico do tipo de coisa que ou se ama, ou se odeia. Mas nós, que amamos tanto esse instrumento, não devemos nos ofender quando alguém disser algo parecido com o que vemos nesse vídeo abaixo. Como o objetivo deste blog é exaltar a cuica e agir sempre em seu benefício, sei que pode parecer estranho dar voz a quem trata a cuica com desprezo. Mas é também objetivo deste blog ser um espaço democrático, aberto a todo tipo de opinião, inclusive para estimular nosso senso de auto-crítica enquanto representantes dessa arte tão prazerosa, mas que nem todos tem o privilégio de saber apreciar.

.

17 comentários:

  1. a vontade desse camarada era aprender a toca mas este cidadão nem para isto serve me desculpem alguma coisa forte abraço a todos

    ResponderExcluir
  2. Quando não conhecemos ou não entendemos um assunto qualquer, estaremos sempre sujeitos a falar disparates sobre a matéria...!

    Quantas vezes não emitimos opinião sobre determinado assunto com convicção e depois com o passar do tempo , à luz do conhecimento, percebemos que além de presunçosos, na verdade vociferamos uma rematada tolice!

    É o que vemos naquele vídeo.
    O Jô, com aquela arrogância e deselegância habitual, falando um monte de besteiras, tendo como coadjuvante um alegre e risonho abestalhado!

    Por que nos sambas é mais raro encontrarmos uma cuíca?

    A resposta é simples.
    É o instrumento de percussão (fricção na verdade) mais complicado de ser tocado!

    Não existe uma fórmula, quem quiser aprender tem "ralar" muito!

    Todos os outros instrumentos tem uma didática clara e bem lógica.
    A cuíca não.
    Tocar uma cuíca é como conquistar uma mulher, tal a complexidade da busca.

    É engraçado...mas existem várias semelhanças e você só adquire a habilidade necessária com a prática
    e entrega.
    Não existe nenhum cuiqueiro que toque igual ao colega.
    Temos base , inspirações (nos grandes músicos), mas cada um tem trilhar o seu caminho sozinho.

    De fora olhando parece fácil...

    Ah...! É um palitinho , usa um paninho molhado, se aperta o couro para tornar o som agudo...é moleza!

    A questão é a seguinte...
    Não é fazer barulho!
    É tirar um som bonito, afinado, sem atropelar a harmonia. Conseguir repetir a mesma tonalidade, adornar com efeitos que valorizem a melodia e letra do samba!

    Quem sabe amar e satisfazer uma mulher...certamente poderá ser um bom cuiqueiro!
    A cuíca também geme e tem o seu "ponto G"...

    Para bom entendedor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, comprei uma cuíca e estou aprendendo a tocar, e é exatamente isso o que você falou! Já toco repinique, e acho esse instrumento muito mais fácil. A sua resposta às asneiras do Jô foi perfeita!

      Excluir
  3. PAULINHO ESSE SUJEITO QUE SE JULGA UM INTELECTUAL, NA VERDADE É UM IMBECIL ,POIS É UM MÚSICO FRUSTRADO, TOCA TROMPETE MUITO MAL, MAL MESMO E ISSO POSSO DIZER POIS ESTUDEI DURANTE MUITOS ANOS ESTE BELO INSTRUMENTO DE SOPRO E O BONGO ENTÃO... COITADO E DIGNO DE PENA, MEU FALECIDO PAI QUE FOI UM DOS MELHORES MÚSICOS E ARRANJADORES QUE O BRASIL TEVE(FLAMMARION)SEMPRE DIZIA QUE O JÔ APARECIA NAS MADRUGADAS NO HOTEL SHERATON ONDE ELE(MEU PAI) FAZIA UMA TEMPORADA COM JOHNNY ALF(POR VOLTA 1978)..E O JÔ PERTURBAVA COM SEU TROMPETE MAL TOCADO...ONDE QUERO CHEGAR COM ESSA HISTÓRIA..QUE NÓS CUIQUEIROS NÃO DEVEMOS DAR OUVIDOS A UM COMENTÁRIO INFELIZ DE UM "MÚSICO" FRUSTRADO COM ESSE SUJEITO !!! SALVE A CUÍCA E OS CUQUEIROS !!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Putz... a petulância habitual do Jô Soares. e dessa vez Acompanhada de um idiota. querer falar do que não sabe.

    Ele se supera na babaquice.
    Não é só por falar da cuíca, mas pela petulância em

    ResponderExcluir
  5. AMIGOS CUIQUEIROS DEVIDO A MINHA INDIGNAÇÃO COM O INFELIZ COMENTÁRIO DO PREPOTENTE JÔ SOARES, VOLTA AQUI PARA PASSAR PARA VCS UM LINK DO PROGRAMA DO SUJEITO REFERIDO ONDE O MESMO NO FINAL DE UMA LINDA APRESENTAÇÃO DO MAESTRO JOÃO CARLOS MARTINS ,ELE FAZ UM ELOGIO RASGADO A CUÍCA DO GRANDE BOCÃO !!! SERÁ QUE ELE É ESQUECIDO ?? MALUCO ?? NÃO NA VERDADE ELE É UM TREMENDO IMBECIL ....UM SALVE A CUÍCA !!!
    SEGUE LINK:
    http://www.youtube.com/watch?v=8dhpbC0N8ns&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  6. o Jo soares nao gosta da cuica mas gosta muito de comida parece um porco

    ResponderExcluir
  7. Depois de ver o Jô entrevistar o Osvaldinho da cuíca, pensava que ele era mais sensato, ainda mais eu que sempre o admirei pela sua inteligência, mas pude notar que ele não é esta pessoa toda.
    Tudo bem Jô fale o que você quiser, do mesmo jeito que você está escrachando a cuíca, vou escrachar você tocando aquele bongô, que não tem ritmo nenhum, mais você insiste em tocar, tudo bem você é um artista, está acima do bem e do mal (pelo menos acha isso)por que a pessoa que vi tocando bem bongô em seu programa foi o artista ANDY GARCIA, agora você ...... É mais um, pessoal vamos mandar um e-mail para a produção do programa dele repudiando o que ele fez, aquele outro elemento eu nem vou citar, pois para mim não existiu na entrevista.

    Forte Abraço,
    Junior - Estácio - Rj
    O samba é meu dom !!!!!

    ResponderExcluir
  8. Fala pro Jô que é omesmo prazer do filha da puta que toca Bomgô

    ResponderExcluir
  9. Que Maluco Vacilão e ainda prateia bate palma!!! eu jogaria meu tênis nele ao vivo!! Vacilão no minimo um respeito ele teria que ter. Gosto é gosto mas educação e respeito acredito que seja de berço!!! Tenho Orgulho de tocar Cuíca mesmo sendo um aprendiz pois esse instrumento pra mim é magico e jamais pode sumir do samba!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Ola Amigos este Blog é muito importante para difundir a cuíca um instrumento milenar .passar o áudio onde o professor da Universidade de Uberlandia me convidou para gravar cuíca em uma proposta muito legal instrumentos utilizados na música popular e Erudita olha oque aconteceu esse é nosso Brasil
    https://soundcloud.com/ronaldo-luiz-camilo-filho/03-aquarela-do-brasil-grupo-de

    ResponderExcluir
  11. Que pena termos que assistir isso,esse gordo mal acabado,falando uma tremenda besteira dessas,musico frustrado como disse o meu amigo Paxú,e o outro idiota ainda ri da asneira e o bando de imbecis na plateia aplaude e ri....Quando eu estive no programa dele com o Osvaldinho,fizemos questão de lhe presentear com uma cuica,que esse corno deve ter jogado no lixo ou dado pro primeiro que passou na sua frente...Fiquei muito indignado com a sua postura,ele não sabe como e dificil aprender a tocar cuica,e muito mais dificil do que conquistar uma mulher (como disse o meu amigo Zé Carlos da Cuica no seu comentario)...Depois da entrevista que ele fez com o Osvaldinho,eu passei a ter odio dele,agora mais ainda...Gordo imbecilllllllllllllllllllllllll...

    ResponderExcluir
  12. Sr.Janeiro Soares,infeliz comentário.

    ResponderExcluir
  13. Só queria saber quem foi o cuiqueiro na música Charles Anjo45 de Jorge Ben de 1969. Merece uma estátua!

    ResponderExcluir
  14. graças a deus em 2024 ninguem pensa assim eles começam menosprezando a cuica o coro de pastoras daqui a pouco tem teclado e saxofone no samba hoje se faz samba só pra branco

    ResponderExcluir
  15. o samba ja nao é mais do povo se ve pelas rodas de samba da cidade cada vez mais elitizada o samba virou como se fosse uma especie de jazz o partido alto foi ate o final dos anos 90 nao existe mais

    ResponderExcluir