Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

sábado, 29 de setembro de 2012

Música 9 - Samba em Berlim



A exemplo da postagem Vídeo 10 - Mestre Marçal, o conteúdo desse novo post também é uma indicação do grande cuiqueiro e ritmista Alfredo Castro. Trata-se de mais uma esplendorosa gravação do Mestre Marçal, desta vez na música Samba em Berlim. Essa gravação é de 1976 e faz parte do disco Guitarra Fantástica, do violonista Sebastião Tapajós, autor dessa linda composição. E pra nossa felicidade, como se não bastasse o Mestre Marçal nos dando uma aula de como tocar cuica com elegância, no fim da música ele dobra a gravação, como num diálogo entre duas cuicas

.

3 comentários:

  1. Muito bom Paulinho...o som da cuíca sai puro sem "efeitos" de estúdio de gravação (que sempre é diferente de quando tocamos em casa).
    Uma joia ...para ser ouvida com atenção, pois revela em estado limpo um pouco do excepcional estilo de Mestre Marçal!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por ser finalista do Prêmio TOP Blog 2012.
    Infelizmente esse ano não cheguei lá, na minha categoria!
    Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir