Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

sábado, 21 de abril de 2012

8º Encontro de cuiqueiros do Rio de Janeiro



Meus amigos e amigas, estive lá no 8º encontro de cuiqueiros do Rio e depois dessa experiencia, pretendo ir a todos os próximos. Foi muito bacana! Estavam presentes mais de cem cuiqueiros e cerca de quinze a vinte cuiqueiras, com algumas presenças ilustres como a do mestre Odilon, padrinho do evento, e do Dr. Hiram Araújo, diretor do departamento cultural da LIESA.

Houve uma bela homenagem com direito a entrega de plaquinha e tudo ao Sr. Jovenito, o famoso "Jovem", que apesar do apelido, recebeu a honraria justamente por ser o cuiqueiro mais velho entre os presentes. Um gesto simbólico que na realidade serviu para homenagear a todas as pessoas que dedicam - ou dedicaram - uma parte de suas vidas a esse instrumento musical que nós tanto amamos. Depois de servido o churrasco e o delicioso caldinho de mocotó, foi a vez das cuicas, que gargalharam felizes da vida, comemorando também o seu dia.

Aproveitei a ocasião para perguntar ao Sr. João Nepomuceno, organizador do evento, o porquê do dia da cuica ser comemorado hoje, 21 de abril. Ele respondeu que a data foi escolhida simplesmente por ser um feriado, dia em que os cuiqueiros poderiam comparecer com mais tranquilidade à confraternização. Então, quer dizer que não existe uma razão especial que justifique a data instituída como o dia da cuica. Mas, independente de qualquer coisa, o Sr. João está de parabéns pelo esforço em realizar esse evento pelo oitavo ano seguido, assim como o Sr. Hildebrando e tantos outros que estiveram lá ajudando a organizar a festa. Parabéns a todos!

Até o próximo encontro! E viva a cuica!!!
.

Vídeo 10 - Mestre Marçal

Hoje é 21 de abril, dia nacional da cuica, e para comemorar, vamos de Mestre Marçal! Apesar de ser titular absoluto na seleção dos grandes cuiqueiros da história, não é fácil encontrar registros do saudoso Nilton Delfino Marçal tocando cuica. Portanto, temos aqui um vídeo raro, digno de comemoração, onde podemos ver a belíssima cuica de 12 polegadas com que o velho mestre imprimia toda a sua elegância sonora. Agradeço ao Alfredo Castro, outro cuiqueiro da pesada, pela indicação desse material. Valeu demais Alfredão! 

As imagens são de 1977, e o Mestre Marçal acompanha Jards Macalé numa sensacional interpretação do samba Antonico, cujo autor é Ismael Silva.  



_______________________________________________

Me perdoem por avisar assim em cima da hora, mas haverá um evento hoje em comemoração ao dia da cuica, a partir das 13h, na quadra da escola de samba União de Jacarepaguá (Est. Intendente Magalhães, 445 - Campinho). Trata-se do 8º Encontro Anual dos Cuiqueiros do Rio de Janeiro, com direito a churrasco, cerveja gelada e bate papo. Além, é claro, de muito samba! Viva a cuica!!!
.

domingo, 1 de abril de 2012

Cuiqueiros 4 - Zé Roberto da Cuica

Desde quando criei esse blog procuro divulgar informações das mais variadas sobre a nossa querida cuica, mas a maior parte das coisas que publico aqui, precisei antes aprender com alguém. Tenho feito uma pesquisa constante para reunir um vasto material, que irei postar aos poucos futuramente. E uma grande preocupação que tenho é em dar crédito àquelas pessoas que de alguma forma contribuem com essa pesquisa e tornam possível que este humilde espaço cuiquístico permaneça on-line e sempre com novas postagens. São muitas pessoas as quais devo agradecer, o que com o tempo farei, mas como soube que recentemente esse amigo completou mais um ano de vida, ofereço essa postagem a ele como um presente e também por gratidão a toda atenção e colaboração que tem dado a esta iniciativa. O Zé Roberto é um cuiqueiro dos mais dedicados que já conheci. A sonoridade que ele tira de seu instrumento é nitidamente inspirada no toque do nosso mestre Osvaldinho da Cuica, de quem o Zé é um discípulo confesso. Como ele mesmo me contou, a vontade de tocar cuica surgiu depois de assistir o Osvaldinho tocando num antigo programa de TV, do apresentador Flávio Cavalcanti, isso a muitos anos atrás. E que ainda lhe venham muitos anos pela frente, de cuica, saúde e felicidade. Parabéns Zé!

.