Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Cuiqueiros 5 - Neném da Cuica

O percussionista e pesquisador Luciano Cuica Play publicou recentemente em seu blog uma postagem sobre o músico Neném Guimarães, o que me inspirou a também escrever sobre este nome.

Neném da Cuica

Figura presente entre os percussionistas mais requisitados para gravações em discos nas décadas de 60 e 70, Neném ficou conhecido como Neném da Cuica, naturalmente, devido à sua notória habilidade na execução da nossa querida "chorona". 

Nesse pequeno trecho da entrevista concedida ao Blog do Cuica Play, Neném evidencia sua relevância no cenário musical brasileiro citando alguns dos nomes que fazem parte de sua trajetória artística:

LUCIANO - Como e quando começou seu interesse pela música? É de família de músicos? Já começou na percussão?

NENÉM - Família de músicos. Meu pai tocava cavaquinho, meu irmão toca bateria (...). Por incrível que pareça, comecei com Ataulfo Alves. Depois Monsueto Menezes, Herivelto Martins, depois Jorge Ben Jor. (...) Naquela época eu tocava pandeiro, foi quando numa viagem ao exterior com Haroldo Costa, ele me pediu pra tocar cuica, nunca tinha tocado, aprendi comigo mesmo, peguei uma lata e ficava dentro do hotel, tocando sozinho. (...) ai foi assim de repente, mas eu já tinha influência por causa das escolas de samba, que eu saia no Salgueiro. 

Quanto à relação de Neném com a escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, basta dizer que ele está entre os principais ritmistas da história dessa agremiação, destacando-se na avenida com sua cuica durante muitos anos.

Mas, além dos desfiles, gravações em estúdio e shows acompanhando grandes nomes da música brasileira, Neném também teve seu próprio trabalho artístico, tendo sido um dos distintos integrantes do grupo Brasil Ritmo.

Brasil Ritmo - Balança Povo (Som Livre - 1972) - capa e contracapa

Essa música abaixo está presente no disco Brasil Ritmo - Balança Povo, lançado em 1972, e nos prova que o Neném merece uma vaga cativa na galeria dos seletos cuiqueiros da história.

           Música: Todo Mundo Numa Bôa

Uma coisa interessante é que, além do Neném, o grupo Brasil Ritmo também contava com outro grande cuiqueiro em sua formação, o Índio da Cuica, mas que neste trabalho tocava reco-reco. Aqui vemos o Índio e o Neném juntos na foto da contracapa do disco.

Índio e Neném da Cuica

Atualmente, o Neném continua a nos dar o prazer de vê-lo tocar, acompanhando ninguém mais, ninguém menos do que Jorge Ben Jor, na Banda do Zé Pretinho. Aqui nesse vídeo ele demonstra que a química musical entre ele e o Jorge Ben é realmente muito grande, como bem disse o Luciano Cuica Play na entrevista com o mestre. Mas arrisco a dizer que essa intimidade entre eles só não é maior do que a química que rola entre o Neném e a sua cuica. Então, viva o Neném da Cuica e viva a cuica do Neném!

.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Vc é q tá de parabéns, Luciano! Quanta honra aquela entrevista com o Neném, heim? Bacana demais!!

      Excluir
  2. Muito Show !!!!!! Parabéns Paulinho !!!!!!Luciano Você também !!!!

    Abraço,
    Junior - Estácio

    ResponderExcluir