Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

quarta-feira, 12 de março de 2014

Música 13 - O Pano da Cuica

A música apresentada aqui, é uma das canções que concorreram ao prêmio do Concurso de Marchinhas Mestre Jonas, realizado em Belo Horizonte neste último carnaval. Além de homenagear o Mestre Jonas, sambista e agitador de eventos na cidade, falecido em 2011, o concurso visa resgatar a tradição das marchinhas de carnaval em BH. E a irreverência é uma característica muito comum nesse tipo de canção, presente muitas vezes em frases de duplo sentido, como no caso dessa música. O Pano da Cuica ficou entre as doze finalistas do concurso, mas aqui é incontestavelmente eleita a marchinha campeã!



O Pano da Cuica
(Flávio Henrique, Gustavo Maguá e Marcos Frederico)

Acha o pano
O pano é essencial
Vem cá, vem meu bem
Acha o pano pra mim
Acha o pano que é carnaval

Perdi o pano da cuica
E a baqueta do tamborim
A baqueta eu encontrei, já ta na mão
Vem cá meu bem
Acha o pano pra mim

O pano é muito importante
Sem ele o som fica ruim
 Sem o pano não vai ter cuica não
Vem cá meu bem
Acha o pano para mim
.

2 comentários:

  1. Gostei. É uma marchinha que tem que ser cantada em todos os carnavais. Todo CUIQUEIRO que se preza, tem que saber e cantar. VILLASBOAS da cuica-Cuiaba

    ResponderExcluir
  2. One encontro o gorgurão para comprar alguém poderia me dizer por favor??

    ResponderExcluir