Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

domingo, 7 de setembro de 2014

1º Workshop da Cuica

Se existiu um tempo em que a cuica estava ameaçada de ser extinta das baterias das escolas de samba (se é que esse risco já deixou de existir), hoje podemos dizer que o futuro guarda uma perspectiva bem mais positiva para o nosso querido instrumento musical. Pelo menos no que depender dos encontros e da organização de cuiqueiros em diversas regiões do Brasil e do mundo, a cuica terá uma bela e longa existência.

Eventos como o Encontro de Cuiqueiros do Rio de Janeiro, realizado ao longo dos últimos dez anos, sempre no dia 21 de abril, e as festas promovidas pela Confederação de Cuiqueiros do Japão, são apenas dois exemplos de que esses tradicionais eventos de confraternização dos cuiqueiros tem sido de fundamental importância para o fortalecimento da arte “cuiquística”.

O 1º Workshop da Cuica vem para se somar a essa corrente. A exemplo do Movimento Salve às Cuicas, que promoveu em São Paulo o que talvez tenha sido o primeiro evento a discutir com objetividade questões pertinentes ao nosso instrumento, assim como também se buscou fazer no 4º CUICARIOCA, o fato é que precisamos buscar um entendimento maior sobre tudo o que envolve a cuica e, desta forma, encontrarmos caminhos que nos ajudem a fortalecê-la enquanto um importante elemento da nossa rica diversidade cultural.

Portanto, em nome da comissão de cuiqueiros que se dedicou à organização deste workshop com tantas boas ideias e generosidade, deixo aqui a chamada para o comparecimento de todos. Seguem os detalhes da programação: 


O 1º Workshop da Cuica é uma iniciativa cultural com os seguintes objetivos:
  • Incentivar a reflexão sobre a cuica em seus mais variados aspectos;
  • Defender a importância da cuica para o samba e a cultura brasileira;
  • Debater questões técnicas e conceituais da cuica em relação à bateria;
  • Estimular o senso de autocrítica nos integrantes do naipe de cuicas;
  • Contribuir para a integração dos movimentos de cuiqueiros do Brasil/mundo.


PROGRAMAÇÃO

10h - Abertura do evento;

10h30min - Palestra de Paulinho Bicolor sobre questões históricas da cuica;

11h - Debate entre cuiqueiros e mestres de bateria (mesa formada por Ricardo Santana, responsável pelo naipe de cuicas do Salgueiro; Nilton Carvalho, responsável pelo curso de cuica no projeto Tamborim Sensação; Mestre Ciça e Mestre Paulinho Botelho); Temas do debate:
  • Posicionamento da cuica na bateria (frente - meio - fundo);
  • Relação entre cuica/cuiqueiro e bateria/escola;
  • Marcação da cuica: livre ou padronizada?

12h - Continuação do debate com microfone aberto para participação dos ouvintes;

12h30min - Encerramento do evento;

13h - Show de Indio da Cuica.

*em seguida, será servida a feijoada e o evento se desdobrará na festa da bateria da União da Ilha do Governador.

ENTRADA GRATUITA

Data: 14 de setembro de 2014
Estrada do Galeão, 322 – Cacuia
Ilha do Governador – Rio de Janeiro/RJ

ATENÇÃO!
As camisetas do evento serão distribuídas entre 10h e 10:30min.
A feijoada servida no almoço será gratuita aos cuiqueiros. Acompanhantes pagam R$10,00.
.

4 comentários:

  1. E assim vamos nos transformando de um segmento quase extirpado e mais criticado das baterias em o mais organizado e fortalicido. Vamos com tudo!

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Desculpe por fazer um comentário inoportuno para a postagem, porém recentemente adquiri uma cuíca e gostaria de tirar uma dúvida. Seguinte, a pele dela está muito esticada por si só, de modo que se eu apertar um pouco as porcas a pele fica parecendo de tamborim. Do modo que está, consigo tirar as porcas com a mão. Aqui não está fazendo calor para que a pele esteja tão esticada. Como posso resolver esse problema? Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns aos promotores do evento. Infelizmente não pude participar, devido a distância, entretanto, farei meu comentário: como cada cuiqueiro tem um estilo próprio, se cada um usar o seu, haverá uma DISSONÂNCIA no naipe e teremos, consequentemente, desarmonia na bateria. Na minha opinião, o ideal seria o "toque" padronizado dos cuiqueiros. Obrigado, Villas Boas da cuica.

    ResponderExcluir