Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Pesquisa "CUICAS EM DESFILE"


O amigo Marcello Portelense está conduzindo uma interessante pesquisa denominada “CUICAS EM DESFILE”, sobre a qual o próprio Marcello nos informa o seguinte:

Continue lendo AQUI

A pesquisa está relaciona ao uso da cuica nas baterias de escolas de samba. Queremos levantar, além de dados básicos como o tipo de cuica, marca e polegada preferida pelos cuiqueiros, informações sobre andamento, padronização e o posicionamento da cuica na bateria. A pesquisa está longe de ser fechada e definitiva, mas é um primeiro passo para reunirmos dados que podem ser usados por futuros pesquisadores interessados. A pesquisa é 100% anônima. Nem o copilador dos dados saberá a identidade do pesquisado, já que essa informação é irrelevante para o resultado da pesquisa.

Portanto, amigos, não deixem de participar! Basta enviar uma mensagem inbox para o facebook do Marcello informando o seu endereço de e-mail e aguardar o recebimento do link de acesso ao formulário da pesquisa, reproduzido abaixo como ilustração. O tempo para preeenchimento não toma mais do que alguns minutos.



A previsão de duração da pesquisa é até março deste ano, mas é muito importante que todos participem o mais breve possível e ajude divulgando aos amigos que também possam se interessar. Os resultados serão divulgados aos participantes através do mesmo endereço de e-mail informado para o recebimento do formulário. Contamos com a participação de todos!
.

7 comentários:

  1. Grande Paulinho, obrigado pela força!

    ResponderExcluir
  2. hola buen dia!! yo quiero estar gracias

    ResponderExcluir
  3. Sou novo aqui, gostaria de saber, se possível onde há um local para se colocar couro (natural) e o gambito de uma cuíca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa pessoal, a cidade é CURITIBA... Obrigado

      Excluir
  4. Boa noite, desculpe o post neste tópico, mas alguém pode me dizer onde encontro informações sobre "como escolher uma cuíca". Gosto muito do instrumento e gostaria de comprar uma pra aprender. Mas ainda não encontrei algo assim na net. Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, desculpe o post neste tópico, mas alguém pode me dizer onde encontro informações sobre "como escolher uma cuíca". Gosto muito do instrumento e gostaria de comprar uma pra aprender. Mas ainda não encontrei algo assim na net. Obrigada

    ResponderExcluir