Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Amado Jorge, a história de uma raça brasileira [Osvaldinho da Cuica, Namur e Macalé do Cavaco]

Essa postagem traz o registro de um samba do nosso ícone Osvaldinho da Cuica interpretado pelo cantor e compositor Leandro Lehart em seu DVD Ensaio de Escola de Samba, onde celebra alguns dos sambas históricos do carnaval paulista. Em vídeo, ele conta que foram inicialmente selecionados cento e cinquenta sambas, da década de 1960 aos anos 2000, dos quais quatorze entraram no repertório final. O trabalho contou com ritmistas de diversas escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro, sendo que os dois cuiqueiros, Edmir e Magrão, representam o excelente naipe de cuicas da Império de Casa Verde. O mais bacana desse registro é que eles fazem uma bela homenagem ao Osvaldinho tocando as cuicas a capella no final da gravação.



Amado Jorge, a história de uma raça brasileira, que Osvaldinho compôs em parceiria com Namur e Macalé do Cavaco, garantiu à Vai-Vai o seu sexto campeonato, no carnaval de 1988. 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário