Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

sábado, 18 de setembro de 2010

Vídeo 1 - Meu instrumento

Volta e meia irei postar alguns vídeos interessantes por aqui e para começar, trago uma verdadeira aula sobre a nossa querida "chorona". Quem nos dá esse privilégio é ninguém mais ninguém menos do que Osvaldinho da Cuíca, músico paulistano da maior importância para a música brasileira e referência mundo a fora no que diz respeito ao instrumento, que não por acaso, ele carrega no próprio nome. Bom proveito!

Um comentário:

  1. Mestre Osvaldinho me encheu de alegria e orgulho quando, há cerca de uns anos atrás, creio que em 2010, eu estava dando uma canja na residência de uma grande amiga nossa aqui em Brasília, a Márcia, da Secretaria de Direitos Humanos, evento em que estavam participando Noca da Portela, meu amigo, o grande Nelson Sargento, e mais alguns artistas, quando notei a presença de um senhor baixo, magrinho, de bigodinho, chapéu carioquinha, que ficou perto de mim me vendo tocar minha cuíca. No final, ele se aproximou e me disse:"você toca bem, parabéns!" Agradeci, e ele então se apresentou: "eu sou o Osvaldinho da Cuíca". Quase caí pra trás! O mestre me elogiando!!! Fiquei até gago de emoção, agradeci muito e ofereci o instrumento para ele que, é claro, deu o maior show. Depois ficamos conversando, ele me contando histórias dele e da cuíca, e coisa e tal, acabou que ficamos amigos. Tempos depois ele retornou a Brasília e tive o imenso prazer de recebe-lo em minha humilde choupana, ocasião em que autografou o couro da minha cuíca de 9", das quatro que tenho. Raras vezes utilizo esse couro, pois é óbvio que tornou-se meu objeto de estimação e devoção. Aprendi muito com o mestre Osvaldinho. Mas o que mais me cativou nele foi sua doçura e sua humildade. O homem é uma verdadeira enciclopédia sobre a cuíca, mas não bota banca, não é arrogante, e ganha todo mundo pela simpatia. ISSO é ser um mestre!! Minha sincera homenagem àquele que foi e é um dos grandes divulgadores mundiais da cuíca brasileira!

    ResponderExcluir