Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

domingo, 31 de outubro de 2010

Cuica é percussão?

Afinal, cuica é ou não é um instrumento de percussão?

Realmente existe uma grande polêmica em torno dessa questão e eu já vivi uma situação que ilustra bem o quanto isso ainda é mal entendido. Foi no ano passado, quando precisei transferir minha carteira da Ordem dos Músicos de Brasília, minha terra natal, para o Rio de Janeiro, onde moro há nove anos. Dentre as classificações de instrumentos qua a Ordem faz a cuica é considerada um instrumento de percussão e por isso eu deveria ser registrado como percussionista. Acontece que não toco instrumentos de percussão, sou cuiqueiro! ...e na minha opinião, cuica não é percussão. Argumentei e até discuti com alguns funcionários da Ordem de que ela não pode receber essa classificação. Já vi alguns textos por aí que dão a cuica como exemplo de um membranofone, instrumento de percussão que produz som através da vibração de membrana distendida. Outras qualificam-na como um idiofone, quando o som é provocado pela sua própria vibração (ex.: agogô; triângulo), sendo a vibração do gambito friccionado pelo pano úmido transmitida à pele por contato. Mas se a gente pensar que um instrumento de percussão deve ser percutido, quer dizer, deve-se “bater” nele com as mãos ou com baquetas para emitir um som, já não podemos mais dizer que cuica é percussão. O som da cuica é obtido através do ato de fricção. A gente fricciona o pano molhado no gambito, o que faz a pele vibrar e assim surge o som. Com a outra mão, apenas encostamos na pele para produzir os sons mais agudos e, talvez, seja esse o gesto que permite taxar a cuica como percussão. Mas em contrapartida, isso traz uma outra questão que dificulta ainda mais classificá-la tecnicamente. Friccionoando o gambito e encostando na pele com diferentes intensidades, são produzidas notas musicais, o que faz dela um instrumento melódico. Bom, particularmente, apoio muito mais a classificação da cuica como um instrumento melódico de fricção do que percussivo.

E vocês, o que acham?

.

3 comentários:

  1. Ontém encontrei um amigo, cuiqueiro também, que fez um comentário interessante... ele acha que essa associação da cuíca com percussão existe por conta do formato de tambor que a cuíca tem. Faz sentido...

    ResponderExcluir
  2. Um cuiqueiro...cuiqueiro mesmo, tira a escala quase que total de um piano. Por tanto cuica assim como o piano é um instrumento de percussão. FUI.........................

    ResponderExcluir
  3. Paulinho estou fazendo algumas pesquisas , entendo tbm que a classificação da cuíca deveria ser de outra família ex: O piano é um instrumento melódico e harmônico mais é da família da percussão pois o som do piano é percutido do martelo para a corda.

    ResponderExcluir