Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A origem do termo "cuica"

Na última postagem vimos que a cuica é chamada de póica no maracatu rural de Pernambuco. Acontece que ela recebe muitos outros nomes em diferentes manifestações culturais do Brasil. Além de póica, ela também é conhecida como puíta, omelê, adufo, tambor-onça, roncador, fungador-onça, socador, ronca e certamente deve ter ainda outros nomes que desconheço. Pesquisando sobre esse assunto, encontrei uma história engraçada que conta como o termo cuica teria se tornado o nome “oficial” desse instrumento. 

Segundo Cornélio Pires, jornalista, poeta, folclorista e grande contador de causos, foi com o aparecimento do rádio que a puíta passou a chamar-se cuica. Foi um apresentador do rádio que deliberou chamá-la de cuica para evitar qualquer deturpação possível com o vocábulo original daquele instrumento. Possivelmente essa deturpação que o preocupava seria, por exemplo, o nome que se dá ao tocador de puíta (puiteiro). Dá pra entender que o radialista se preocupou em não constranger os ouvintes no caso de apresentar o tocador de puíta, pois imaginem só: Temos aqui a presença do pianista fulano de tal, do violonista beltrano e do puiteiro cicrano... ía cair a audiência!

Não sei se essa história do puiteiro é verídica, mas existe outra explicação sobre a origem do termo cuica que relaciona o instrumento a um animal que tem este mesmo nome. É esse aqui em baixo. Dizem que ele emite um som parecido com o do nosso querido instrumento musical, quando tocado nas notas mais agudas.

Cuíca
Bom, independente das duas versões citadas, não me arrisco a afirmar nada sobre a “oficialização” do termo cuica, mas acredito que isso tenha alguma relação com o destaque que o samba ganhou na cultura nacional, que por ter a cuica em sua formação instrumental, contribuiu  para que isso acontecesse. De qualquer maneira, dá pra ver que a origem desse nome é um tema bem indefinido. Na verdade, quase tudo o que diz respeito à cuica ainda é carente de estudos como, por exemplo, de onde ela veio, as finalidades primárias de seu uso, sua evolução, enfim, sua história. É isso amigos, ainda temos muito o que discutir por aqui. 
.

6 comentários:

  1. yaeh man!
    vim te dar os parabéns pela otima idéia em montar este blog.
    é muito bom encontrar informaçoes em um so lugar.
    precisando de algo estamos a disposição.
    abraço
    que DEUS o abençoe
    danilo scarabel"

    ResponderExcluir
  2. Valeu Danilo!

    Esse espaço aqui é nosso e preciso sim da sua ajuda... divulgue, comente, dê idéias, etc, etc.

    Obrigado meu camarada!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o blog. Parabéns pela iniciativa e criatividade. Adicionei um link permanente do "CUIQUEIROS" no meu blog: http://tocadebambas.wordpress.com/

    Abraços. Cassio da Cuíca.

    ResponderExcluir
  4. Foi um bate papo legal com o Paulinho bicolor, ai na Cidade,en quanto ele me levava pra comprar um caviiquinho para o meu filho giovanni, era o 4 de outubro, eu falei da pesquisa que tinha feito a cerca da origem da cuica. Ele parece ter nascido na Africa, no Alto Togo, onde tinha a apenas a forma dum buraco na terra que por cima tinha uma pele de cabrito, que o musico tocava com fricçao, depois esse buraco virou um vaso de argila. Na nossa terra do sul da Italia chegou graças aos arabes, talvez era o 1400, com certeza no 1600 pertencia aos istrumentos da tarantella. Na regiao de Napoli tem o nome de puti-pu', na regiao da Basilicata e da Puglia, va versao da tarantella conhecida como pizzica, tem o nome de cupa-cupa. Salvatore Solimeno

    ResponderExcluir
  5. Grande Salvatore!! Abraços para Itália!

    Grazie amico!

    ResponderExcluir
  6. Paulinho, suas pesquisas, buscas, "sabores;cores;amores;sons e cheiros" são aulas pra vida toda. Obrigado. Luciano Cuíca Play

    ResponderExcluir