Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

domingo, 26 de dezembro de 2010

Homenagem a Ovídio Brito

Essa é a última postagem de 2010 e é especial por ser em homenagem ao já saudoso Ovídio Brito. Amigos e familiares sentem a dor de sua perda e nós, seus fãs, sentiremos a falta de sua arte. Fica o nosso respeito e agradecimento a este grande cuiqueiro. 

Selecionei dois textos que ilustram muito bem o quanto Ovídio nos fará falta. Um deles está neste link do blog do Cláudio Jorge, para quem não o conhece, um compositor de mão cheia e muito amigo do Ovídio. O outro texto achei no blog do Pim, muito bacana também.

Também tive a grata oportunidade de conhecer o Ovídio e uma vez pude tocar ao seu lado. Aproveitei para fazer algumas perguntas sobre cuica e observá-lo tocando. Fiquei muito impressionado! Primeiro, pelo lindo som de sua cuica. Segundo, porque ele estava tocando com pano de chão. E terceiro, pela facilidade que ele tinha em tocar cuica e cantar ao mesmo tempo, fazendo as duas coisas maravilhosamente bem. 

Inclusive, me surpreendi ao ver que além de tocar, ele também era um excelente cantor. Naquela época ele estava prestes a gravar seu primeiro e único disco solo cantando, cujo título é Viajando com Martinho, por conter exclusivamente composições do Martinho da Vila no repertório.

A última faixa é uma versão instrumental da canção Pensando Bem. Uma ideia do próprio Ovídio em acompanhar a bela melodia dessa música com o lamento de sua cuica. João de Aquino, coautor da música, fez o arranjo e seu filho Gabriel de Aquino executou o solo no violão. Nessa faixa, o Ovídio também contou com a participação especial do Índio da Cuica, Quirininho, Neném da Cuica, do Tuca e do Zeca da Cuica, que se unem ao anfitrião durante a música. Um belo encontro de cuicas!



Segue também um vídeo com imagens da roda de samba do Ovídio e de seu parceiro Márcio Vanderley, contanto ainda com a ilustre presença de Arlindo Cruz. Essas imagens foram registradas algumas horas antes do fatídico acidente que tirou o Ovídio do nosso convívio. Vejam como ele estava feliz!



.

2 comentários:

  1. Com respeito a todos os cuiqueiros, mas cuíca é isso aí. Harmonizando sem subir, na medida exata da boa companhia com o violão, sem gritos, sem alarde, simplesmente na cadência de seu lamento e riqueza chorosa...
    Salve Ovídio, o céu está em festa!
    Axé.

    ResponderExcluir
  2. EL GRAN OVIDIO BRITO FUE UNA ENORME INSPIRACIÓN PARA MÍ Y, SIN SABERLO ÉL, FUE MI MAESTRO YA QUE ME DEDIQUÉ A ESTUDIARLO. EN CUANTO COMENCÉ A ESTUDIAR LA CUICA Y ESCUCHÉ SUS BATIDAS ME ENAMORÉ EN SEGUIDA DE SU TOQUE TAN MUSICAL. CUANDO ME ENTERÉ DE SU REPENTINA MUERTE ME ENTRISTECÍ MUCHO! ÉL ESTÁ AHORA DELEITANDO A LOS ÁNGELES Y EL CIELO ESTÁ SAMBANDO CON SU SWING. GRACIAS OVIDIO POR TODO TU ARTE. marras.

    ResponderExcluir