Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Vídeo 5 - Índio da Cuíca

Vejam só que feliz coincidência! Hoje fui à loja da Art Celsior e na volta para casa, enquanto esperava o trem chegar na estação de Cordovil, outro trem parou no sentido oposto e vi descer do vagão um sujeito que suspeitei ser o Índio da Cuíca. Num impulso, gritei seu nome. Ele se virou, olhou desconfiado, mas veio falar comigo. Eu me apresentei, disse que era seu fã e que também sou cuiqueiro. Conversamos ali por uns quinze minutos até o meu trem chegar. Fiquei muito feliz por tê-lo conhecido! Que camarada gente boa! E toca uma cuíca muito esperta! O Índio é um dos poucos cuiqueiros que têm a habilidade de solar melodias na cuíca, como se vê nesta apresentação, em 1997, onde sola trechos do choro Brasileirinho, do samba popularmente conhecido como Pega no Ganzê, e da marcha Cidade Maravilhosa.


.

7 comentários:

  1. Paulinho , prazer ,sou Marcelo Paxu e estou tocando cuíca a pouco tempo , minha cuíca está afrouxando com certa facilidade pois toco umas 02 músicas e a porca de apenas 01 tirante fica frouxa, será que vc pode me dizer o que devo fazer.

    Valeu desde já.
    Marcelo Paxu
    peledegato.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fala Marcelo!

    Não sei se entendi bem, mas se a porca que afrouxa é sempre a mesma, talvez ela tenha que ser trocada. Mas o problema também pode estar na rosca do tirante, daí teria que trocá-lo por outro. Vc já tentou pegar outra porca e colocar no lugar dessa que tá afrouxando? Se vc fizer isso e o problema persistir, aí é o tirante mesmo. De que marca é a sua cuíca? Agora, uma sugestão sobra afinação: tente deixar todas as porcas com a mesma pressão. Não pode ficar uma menos apertada e nem mais apertada do que as outras... sacou?

    Valeu aí! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Paulinho,obrigado pela resposta,minha cuíca e Gope de 8" ,já ouvi dizer que não é muito boa ,porém particularmente gostei e me adaptei muito bem a ela o som e muito bom , só que está acontecendo este problema, vou testar a troca de porca para verificar qual o motivo .
    Parabéns pelo seu blog que além de nos presentear com ótimas postagens ainda contamos com sua boa vontade de ajudar.
    Abraço,
    Marcelo Paxu

    ResponderExcluir
  4. Não há de que Marcelo... estamos aí!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite.

    Meu nome é Rodrigo Batuque

    moro em Goiânia, trabalho com fabricação de instrumentos de percussão.

    Estive ai em Cordovil para visitar a fábrica da Art Celsior, comprei uma cuíca de 8" em inox.

    Tem o som muito bom, estou testando alguns tipos de tecidos, quero comprar um gorgurão pra sentir se melhora o som.

    Gostaria de saber onde encontro a comunidade de cuiqueiros para quando eu for de novo ao Rio, encontrar e fazer um som, aprender mais um pouco sobre esse instrumento.

    www.batuquecerrado.com.br

    Rodrigo Batuque

    Goiânia Goiás Brasil

    ResponderExcluir
  6. Ola, Paulinho. Boa tarde! Meu nome é Marcio. Estou começando no aprendizado da cuica e gostaria de saber de voce, se pode me indicar algum video, para iniciantes. Aproveito para parabeniza-lo pelo Blog.
    Valeu...

    ResponderExcluir
  7. ola meu amigo sou de Rio Branco e tbm como varios amante do som da cuica minha irmã meu de presente uma Cuíca de 6 pol. Entao agora começou a a missao aprenda a toca ser tive como vc manda umas dicas pra me ajuda, tipo como afinar o gambito, a afinação ideal, manuseio correto. desde ja agradeço.

    Att:
    Contato pelo face
    Ezir Araujo Jr.
    WhatsApp
    068559223-9377

    ResponderExcluir