Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Música 5 - Triste Cuíca

Triste Cuíca é uma linda composição de Noel Rosa em parceria com Hervé Cordovil, originalmente gravada por Aracy de Almeida, em 1935, com o acompanhamento do Regional de Benedito Lacerda.


O próprio título desta canção fala de uma das características mais marcantes da cuíca, sua capacidade de nos remeter ao sentimento de tristeza, de lamento, através da sua sonoridade.

Mas há outra questão interessante neste samba, especificamente no verso "parecia um boi mugindo...". Trata-se de uma clara referência ao padrão de afinação que as cuícas possuíam no passado, quando soavam numa faixa de frequências bem mais grave do que o padrão de afinação atual. É uma pena que a gravação original não tenha uma cuíca em sua instrumentação para provar a pertinência da comparação entre a sonoridade da chorona com o som de um boi mugindo. Porém, em 1966, Aracy de Almeida regravou Triste Cuíca e, desta vez, contando com a impecável cuíca de Mestre Marçal, já com o instrumento em sua sonoridade moderna.



Triste Cuíca
(Hervé Cordovil e Noel Rosa)

Parecia um boi mugindo
Aquela triste cuica
Tocada pelo Laurindo
O gostoso da Zizica

Ele não deu à Zizica
A menor satisfação
E foi guardar a cuica
Na casa da Conceição

Diferente o samba fica
Sem ter a triste cuica
Que gemia feito um boi

A Zizica está sorrindo
Esconderam o Laurindo
Mas não se sabe onde foi

A Zizica está sorrindo
Esconderam o Laurindo
Mas não se sabe onde foi
.

4 comentários:

  1. Ei Paulinho, vim novamente lhe dar os parabéns pela iniciativa do Blog cuiqueiros!
    acesso todos os dias pra ver se tem postagens novas.
    Muito bom trazendo sempre informaçoes e Sambas de Primeira com nosso lindo instrumento.
    fica com DEUS
    abraço

    ResponderExcluir
  2. parabéns meu querido esse blog é muito ótimo para quem ama uma cuíca forte abraço

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Paulinho, gostei do blog. Espero esses cuiqueiros na bateria do Meu Bem.
    Forte Abraço
    Jorgito

    ResponderExcluir