Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Exposição - Zeca, 60 anos de cuica

A exposição “Zeca, 60 anos de cuica” é uma bela e merecida homenagem a um nossos grandes mestres, Zeca da Cuica. A organização do evento é do núcleo de cultura da Comlurb, instituição para a qual o Sr. Zeca dedicou muitos anos de serviço até a sua aposentadoria.

Clique na imagem para ampliar

ZECA: 60 ANOS DE CUICA - A mostra reúne imagens fotográficas da carreira e da vida de José de Oliveira, o Zeca da Cuica, funcionário da Comlurb que acompanhou grandes nomes da música popular brasileira. O espaço contará também com a transmissão de imagens e entrevistas, um estande interativo para o público tocar cuica, além da exposição de troféus e medalhas do instrumentista. Na noite de abertura, Zeca se apresentará numa animada roda de samba. Aos 75 anos, ele é ainda um músico atuante, participa de shows, gravações e é integrante da Velha Guarda da Escola de Samba Estácio de Sá, embora tenha também como escola do coração a Acadêmicos do Salgueiro, pela qual ganhou o Estandarte de Ouro. Fonte: Jornal do Brasil - 31/01/2011

Galpão das Artes Urbanas Helio G. Pellegrino, Rua Padre Leonel Franca s/n, Gávea - Rio de Janeiro (2249-2286). 2ª a 6ª, das 10h às 17h. Grátis. A partir de 4 de fevereiro, até 31 de março de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário