Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

sábado, 25 de setembro de 2010

Música 1 - Águas de Março

Além de textos e vídeos interessantes sobre cuica, vou postar também algumas músicas aqui no nosso blog. E para inaugurar as postagens musicais, trago uma gravação incrível do Trio Mocotó onde o Fritz Escovão sola na cuica a música Águas de Março, de Tom Jobim. Boa audição!


.

sábado, 18 de setembro de 2010

Vídeo 1 - Meu instrumento

Volta e meia irei postar alguns vídeos interessantes por aqui e para começar, trago uma verdadeira aula sobre a nossa querida "chorona". Quem nos dá esse privilégio é ninguém mais ninguém menos do que Osvaldinho da Cuíca, músico paulistano da maior importância para a música brasileira e referência mundo a fora no que diz respeito ao instrumento, que não por acaso, ele carrega no próprio nome. Bom proveito!

domingo, 12 de setembro de 2010

Aprendiz de cuiqueiro

Bem, como estamos aqui para compartilhar "conhecimentos cuiquísticos", me lembrei de um desenho que eu acho muito bacana chamado Aprendiz de cuiqueiro, cujo o autor é Lanfranco Aldo Ricardo Vaselli Cortelline Rossi, ou simplesmente Lan, como é popularmente conhecido este grande caricaturista.


Aprendiz de cuiqueiro (Lan)


Além desse, tenho aqui nos meus arquivos outro desenho do Lan que também retrata um cuiqueiro, mas este eu não sei o título...


Título desconhecido (Lan)

sábado, 11 de setembro de 2010

Sejam bem-vindos!

Olá amigos!

Esse blog é uma idéia antiga que eu tenho de construir um espaço onde os amantes da cuica possam compartilhar informações sobre este instrumento. A idéia é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, sempre relacionados à cuica, é claro, mas também aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. E o título do blog é justamente esse para "marcar" bem esta palavra, já que ela não consta em nenhum dicionário da língua portuguesa, a não ser no Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, que menciona apenas alguns cuiqueiros famosos, mas não o significado dessa palavra de uma maneira geral.

Espero que gostem das postagens e, por favor, participem com comentários, sugestões, enfim, fiquem à vontade! A casa é nossa... Sejam bem-vindos!