Intro

Bem vindo ao blog Cuiqueiros, um espaço exclusivamente dedicado à cuica – instrumento musical pertencente à família dos tambores de fricção – e aos seus instrumentistas, os cuiqueiros. Sua criação e manutenção são fruto da curiosidade pessoal do músico e pesquisador Paulinho Bicolor a respeito do universo “cuiquístico” em seus mais variados aspectos. A proposta é debater sobre temas de contexto histórico, técnico e musical, e também sobre as peculiaridades deste instrumento tão característico da música brasileira e do samba, em especial. Basicamente através de textos, vídeos e músicas, pretende-se contribuir para que a cuica seja cada vez mais conhecida e admirada em todo o mundo, revelando sua graça, magia, beleza e mistério.

(To best view this blog use the Google Chrome browser)

quinta-feira, 31 de março de 2011

Vídeo 6 - A Rainha e a Cuíca (curta-metragem)

Durante uma visita ao Brasil, a rainha da Inglaterra é levada a um ensaio da Portela pelo então presidente Juscelino kubitschek. Hipnotizada pelos sons da cuíca de Bigode, um célebre cuiqueiro da agremiação, a majestade se vê fortemente atraída pelo ritmista, que corresponde ao flerte e convida a nobre visitante para um rolê na Lapa. Entretanto, a fugidinha da rainha é tida como um sequestro pelas autoridades britânicas, levando o Brasil à uma grave crise diplomática. O governo é deposto e os militares tomam o poder, instaurando uma ditadura no país. As investigações do suposto sequestro apontam Bigode como principal suspeito e inicia-se uma grande operação de resgate. O cativeiro é localizado e Bigode vai preso, sendo levado a responder por seu crime na Inglaterra, onde faz um discurso de defesa que surpreende o mundo (curta-metragem de ficção produzido com imagens de arquivo da extinta TV Tupi).



Direção e Roteiro: Felippe Mussel
Montagem: Moisés Zylberberg
Desenho Sonoro: Fabrício Batista, Bruno Mello Conceito e Joana Luz
Edição de Som: Felippe Mussel
Diálogos e Dublagens: Bruno Mello Conceito, Fabrício Batista, Joana Luz, Felippe Mussel, Tchelo Mello, Carolina Fortuna, Leo Rivera e Miquinou

Nenhum comentário:

Postar um comentário